Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2008 - 08:14

São Paulo conquista o Troféu Eficiência das Olimpíadas Univesitárias pela quarta vez

Maringá se candidata à sede da competição em 2009.

O estado de São Paulo conquistou o tetracampeonato do Troféu Eficiência das Olimpíadas Universitárias Jubs 2008, encerrada no dia 29 de junho (domingo), em Maceió. O Troféu Eficiência premia a Federação Universitária Estadual com melhor atuação dentro das Olimpíadas Universitárias. O segundo lugar ficou para Santa Catarina, seguida do Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná. A Universidade Paulista (UNIP) conquistou o Troféu Eficiência, destinado à Instituição de Ensino Superior de melhor campanha nas Olimpíadas Universitárias. Em segundo lugar ficou a Uni Sant Anna, também de São Paulo, e em terceiro a Faculdade Maurício de Nassau, de Pernambuco.

Para a edição de 2009 as Olimpíadas Universitárias já têm uma candidata a receber a maior competição acadêmica do país. A cidade paranaense de Maringá pretende receber o evento e enviou um representante à capital alagoana para acompanhar de perto o trabalho e a estrutura do Comitê Organizador das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008. Nesta quarta edição a disputa teve 3.400 participantes dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal. Os representantes de 400 Instituições de Ensino Superior (IES) competiram em 19 instalações esportivas nas oito modalidades do programa (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez).

Consolidada a importância dentro do calendário esportivo nacional, as Olimpíadas Universitárias mais uma vez abriram espaço para uma programação paralela, que incluiu, entre outras ações, as apresentações de grupos folclóricos. As palestras de expoentes do esporte nacional, como o Chefe da Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Marcus Vinícius Freire; e os treinadores de basquete Walter Roese, treinador da Seleção Brasileira Universitária; Miguel Ângelo da Luz, campeão no Mundial da Austrália em 1994 dirigindo a Seleção Feminina, campeão das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008 dirigindo a Universidade Castelo Branco (RJ); e Daniel Wattfy (FTC – BA), tetracampeão brasileiro por Franca, também foram sucesso.

A natação e o basquete masculino foram os esportes de maior destaque das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008. Dois atletas que disputarão os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Fernando Souza da Silva, no revezamento 4x100m livre; e, Felipe França Silva, nos 100m peito, participaram da competição. Os dois terão ainda três semanas de treinos em São Paulo e 12 dias de aclimatação em Macau para se preparar para os Jogos Olímpicos.

Atletismo – Foi disputado na pista do 59o Batalhão de Infantaria Motorizado, o contou com os fundistas Lucas Scaravelli, que conquistou duas medalhas de ouro na Universíade de Bangcoc 2007, e Lucélia Peres. Entre as equipes, destaque para a Faculdade Maurício de Nassau (PE), que levou o título no feminino e a Universidade Potiguar (UNP-RN), campeã no masculino e vice-campeã entre as mulheres. A equipe da faculdade do Rio Grande do Norte foi comandada por Maria Magnólia, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Seul-1988, Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Atenas-2004, com 40 anos.

Basquete – Na categoria masculina, os maiores destaques estavam no banco. Comandada pelo campeão mundial Miguel Ângelo da Luz, a Universidade Castelo Branco (UCB-RJ), conquistou o título ao vencer a Faculdade de Tecnologia e Ciências (BA), de Daniel Waffty. A medalha de bronze da divisão especial foi para a UVV (ES). No feminino, a Uni Sant Anna (SP) ficou com o título ao vencer a Faculdade Maurício de Nassau por dez pontos. Destaque para a ala Priscila Santos, de apenas 20 anos. O bronze foi para a UCB.

Futsal - A Uni Sant`Anna conquistou os títulos no masculino e no feminino. Os homens precisaram de uma prorrogação para superar a equipe da Universidade Pioneira de Integração Social (UPIS-DF), enquanto as mulheres derrotaram a UNC Caçador (SC) por 3 a 2. A Sociedade Pernambucana de Ensino Superior (Facipe) levou o bronze no feminino e a Universo (GO) no masculino.

Handebol - No feminino, a Faculdade Assis Gurgacz (FAG-PR) levou a melhor sobre a Faculdade Batista de Vitória (FABAVI-ES) e conquistou o primeiro título universitário da sua história. O bronze foi para a Universidade Regional de Blumenau (FURB-SC). No masculino, a UNIP (SP) surpreendeu a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste-PR) e sagrou-se campeã. A Unisuam (RJ) completou o pódio.

Judô – A disputa nos tatames apresentaram alto nível técnico e bateram o recorde de participantes. Foram 136 homens e 106 mulheres na disputa. Destaques para a médio Maria Carolina, da FTC (BA), atual campeã sul-americana adulta, os pesados Rafael Carlos da Silva e Aline Puglia, da UNIP (SP), que venceram também na categoria absoluto, alé da ligeiro Lívia Patrícia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), considerada a grande revelação da competição. Medalha de prata na categoria ligeiro, Weydner Wellison se consagrou como o único medalhista de Alagoas nas Olimpíadas Universitárias JUBS 2008.

Natação - Medalhistas nos Jogos Pan-americanos Rio2007 como Daiene Dias, da Faculdade Batista de Vitória (FABAVI-ES) e Paula Baracho, da Faculdade Maurício de Nassau (PE); além de Luiz Lima, da UNISUAM (RJ), atleta olímpico em Atlanta1996 e Sydney 2000; e Jader Souza, da UNIP (SP), que participou em Atenas 2004 também estiveram presentes em Maceió. Atletas como Felipe Lima, da Universidade de Cuiabá (UNIC-MT), Nayara Ribeiro e Luis Arapiraca, ambos da FTC (BA) Raphael Bydlowski, Mariana Katsuno, Rebeca Peppi e Rebeca Bretanha, todos da UNIP, além da nova geração da natação brasileira abrilhantaram ainda mais o evento.

Vôlei - Em uma decisão espetacular, a UNIP derrotou a Faculdade Maurício de Nassau (PE), que defendia o título da competição por 3 sets a 2, no feminino. A Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) ficou em terceiro lugar. Entre os homens, a UPIS (DF) conquistou o pentacampeonato universitário ao vencer a UNIAMÉRICA (PR) na grande decisão. Assim como no ano passado, a UCB (RJ) ficou em terceiro lugar.

Xadrez – Como de costume o torneio de xadrez apresentou elevado nível técnico. Nada menos do que 34 homens e 23 mulheres participaram do evento. No masculino, o campeão foi Jorge Humberto Bittencourt, da FABAVI (ES). Krikor Mekhitarian, do Mackenzie (SP), levou a medalha de prata e o argentino Leandro Perdomo, da UNIP (SP) o bronze. Detalhe: os três são Mestres Internacionais (MI). No feminino, a catarinense Jaqueline Pamplona Corrêa, da FURB (SC), de apenas 18 anos, venceu todos os seus jogos e subiu no alto do pódio. Tatiane Coelho, da UNIP (SP), foi a segunda colocada e Francielle Santana, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), ficou em terceiro.

As Olimpíadas Universitárias 2008 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte, a direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e o apoio das Organizações Globo, da Prefeitura Municipal de Maceió e da Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU). | www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira