Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Para Lula, Brasil está "limpando o planeta que outros estão sujando"


Crateús (CE) - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita a Usina de Biodiesel da Brasil Ecodiesel, acompanhadodo governador do Ceará, Cid Gomes, e do presidente da Brasil Ecodiesel, Nelson Cortês da Silveira.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ddia 31 de janeiro, em Crateús (CE), que o investimento em biodiesel é uma forma de limpar a sujeira produzida por outros países.

Durante inauguração de uma usina de biodiesel, o presidente ressaltou que “o biodiesel é para nós uma questão não de honra, mas de soberania e de maior participação no mundo globalizado, limpando o planeta que outros estão sujando”.

Lula disse que o biocombustível não está sendo usado apenas para o abastecimento de veículos e a despoluição do planeta, mas para transformar o semi-árido em uma região produtora de riquezas.

Ele destacou que o semi-árido nordestino e a agricultura familiar são o “compromisso de honra” desse projeto. “Nós estamos apostando nessa política do biodiesel como a possibilidade de gerar emprego para a agricultura familiar e para o agronégocio”.

O presidente ressaltou que não se opõe à produção em larga escala. “Nós não somos contra um grande empresário produzir. Pelo contrário, estamos incentivando. Porque quando o biocombustível entrar de verdade na matriz energética desse país, nós vamos precisar de muita coisa para produzir”.

A Usina de Biodiesel Brasil Ecodiesel, em Crateús, deve ser uma das duas maiores produtoras de biodiesel do país. A outra fica em Iraquara, na Bahia. A previsão é de que a unidade cearense produza 108 milhões de litros de biodiesel ao ano. As atividades foram iniciadas em dezembro do ano passado.

Usinas poderão produzir mais 324 milhões de litros de biodiesel neste ano - A Brasil Ecodiesel, empresa que construiu a usina de biodiesel inaugurada dia 31 de janeiro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Crateús (CE), é a maior produtora de biodiesel do país. Além dessa nova usina, a companhia que é pioneira na produção de biodiesel em escala comercial no Brasil, também administra outras duas unidades, em Iraquara, na Bahia, e em Floriano, no Piauí. A empresa iniciou suas atividades em março de 2003.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, até o final do ano está previsto o funcionamento de mais três usinas: uma em Rosário do Sul (RS), a segunda em Porto Nacional (TO) e outra em São Luís (MA). Com a instalação dessas unidades, a produção será ampliada em mais de 324 milhões de litros por ano. Só a usina de Crateús pode produzir 108 milhões de litros anualmente.

Hoje, cabe à Agência Nacional de Petróleo (ANP) comercializar o biodiesel, predominantemente em leilões públicos. A Brasil Ecodiesel participou dos quatro leilões realizados. Ao todo, garantiu fornecimento de 488 milmetros cúbicos de biodiesel até o final de 2007, o equivalente a 58,1% do volume total dos leilões.

O Ministério de Minas Energia informa ainda que a Brasil Ecodiesel foi a primeira a usar a mamona na produção de biodiesel. A empresa também usa a soja e o girassol como matérias-primas e sua produção recebeu do Ministério do Desenvolvimento Agrário o Selo Combustível Social, que prevê a integração regional e inserção de agricultores familiares na cadeia produtiva.

Na região Nordeste, a Brasil Ecodiesel criou a chamada "rede da mamona", que em 2005 contou com o trabalho de 15 mil famílias responsáveis por uma produção inicial de 12 mil toneladas. | Por: Érica Santana e Ricardo Stuckert/PR | . Foto: Crateús (CE) - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita a Usina de Biodiesel da Brasil Ecodiesel, acompanhadodo governador do Ceará, Cid Gomes, e do presidente da Brasil Ecodiesel, Nelson Cortês da Silveira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira