Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2008 - 10:06

Da Ciência ao Mercado: BASF participa do Conecta 2008

Em Fórum sobre inovações e tecnologias, empresa fala sobre megatendências mundiais e a relação entre indústria e universidade.

O vice-presidente da BASF para a América do Sul, Fernando Figueiredo, participou do Conecta 2008, evento realizado pelo Programa de Investigação Tecnológica do Estado de São Paulo (PIT-SP)*. Em apresentação com o tema “Relação da Indústria com a Universidade”, o executivo apresentou a forma como a inovação se insere no DNA da companhia e abordou o direcionamento para investimentos em soluções para os principais desafios da sociedade, as chamadas megatendências mundiais.

No olhar da empresa, estão o aumento e o envelhecimento da população mundial, a necessidade de maior proteção climática, o crescimento da demanda energética e o desenvolvimento de novos mercados.

De acordo com Figueiredo a participação no Conecta foi um caminho para levar inovações e conhecer o que outras empresas estão fazendo, um momento de troca e aprendizagem. “Foi um dos melhores investimentos em tempo que eu fiz este ano. Estar presente me deixou muito contente, foi uma oportunidade de o meio universitário conhecer como a BASF inova e como fazemos acontecer”, disse. Entre 2006 e 2008, a empresa está investindo mais de 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, mantém 1.800 acordos de cooperação em pesquisa e desenvolvimento, sendo 60% com universidades e institutos de pesquisa. Anualmente, a BASF registra cerca de 1.200 pedidos de patentes por ano, o que deve colocar a indústria como a número 1 em inovação em até cinco anos, em comparação com as indústrias químicas tradicionais.

Conecta 2008 - Com o tema central “Da Ciência ao Mercado”, o evento promove a aproximação entre os diversos players inseridos no contexto da inovação: empresas, governo, fomentadores, investidores, pesquisadores, empreendedores, universidades e centros de pesquisa. Além de debater possibilidades de transferências de tecnologias e apresentar metodologias que as valorizem.

Perfil da BASF - A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável para toda a indústria, a BASF, com soluções inteligentes e produtos de alto valor ajuda seus clientes a atingir ainda mais o sucesso. A BASF desenvolve novas tecnologias e as utiliza para superar os desafios do futuro e abrir novas oportunidades de mercado, combinando o sucesso econômico à proteção ambiental e à responsabilidade social e contribuindo, assim, para um futuro melhor. A BASF conta com aproximadamente 95.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 58 bilhões de euros em 2007. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). | www.basf.com.

- As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente 2,7 bilhões de euros em 2007 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).

- Na América do Sul, a BASF contava com 4.898 colaboradores em 31 de dezembro de 2007.

Perfil do PIT-SP - O PIT-SP é uma iniciativa pioneira das principais instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo (UNICAMP, USP, UNESP, IPT e IPEN) que visa a avaliação de tecnologias em desenvolvimento em seus laboratórios quanto ao seu potencial mercadológico para posterior promoção de seu licenciamento ou geração de novas empresas de base tecnológica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira