Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2008 - 10:11

Setor de Telecomunicações dividido sobre o “Colapso” da Internet

Nova pesquisa do setor prevê congestionamentos na rede.

Profissionais da área de telecomunicações estão divididos sobre o possível risco de um colapso na Internet causado pela alta demanda por largura de banda, de acordo com pesquisa encomendada pela Tellabs e realizada pelo IDC. A pesquisa mostrou que metade dos entrevistados acredita que a demanda por banda larga vai levar ao colapso da Internet, enquanto a outra metade pensa diferente. Dos 51% que prevêem problemas para o futuro, um em cada quatro acredita que estes problemas poderão ocorrer em dois anos.

O setor também se preocupa com o lado ecológico dos gastos com energia. Cerca de 70% acreditam que a eficiência energética é mais importante do que os custos relacionados aos circuitos quando uma rede é construída.

O que pensam os construtores de redes - A Tellabs e o IDC realizaram a pesquisa com 372 profissionais do setor, coletando as opiniões dos entrevistados sobre o uso da Internet, os desafios enfrentados pelas provedoras de serviços e como esses desafios devem afetar as redes do futuro. A banda larga define como os usuários trabalham e se divertem, sendo parte essencial de seu dia-a-dia.

“Os resultados da pesquisa mostram claramente que a largura de banda não é infinita,” disse Lee Doyle, vice-presidente e gerente geral da área de Infra-estrutura de Redes, Produtos e Serviços de Segurança do IDC. “A não ser que haja investimentos adequados em nova infra-estrutura, a crescente demanda de serviços mais avançados por banda larga pode superar a capacidade existente."

2008 – Mantendo um tráfego tranqüilo.: A pesquisa revelou que os profissionais da área de telecomunicações: Estão preocupados com um possível “colapso" da Internet 51% acreditam que a crescente demanda por banda larga causará um “colapso” na Internet;

Acreditam que eficiência energética “vale mais” do que os gastos com circuitos 69% disseram que em ambientes de rede, o consumo de energia é mais importante do que os gastos com circuitos;

Acreditam que as provedoras de serviços farão o que é preciso para liberar as vias;

Dos 80% que identificaram uma maneira de atacar o congestionamento da Internet, 31% acham que as provedoras lidam com picos de tráfego priorizando a inspeção dos packets, enquanto 24% acreditam que os picos podem ser administrados cobrando-se mais pelo excesso de banda larga;

Acham que vídeos são como um motorista egoísta 43% acreditam que até 30% de todo o tráfego da Internet consiste em vídeos e 40% estimam que esse número vá aumentar para 75% em cinco anos;

Acreditam que a Europa lidera a demanda por banda larga móvel 80% estimam que nos próximos dois anos a demanda por banda larga móvel será maior na Europa do que na América do Norte;

Prevêem um rápido crescimento do uso de TV móvel 50% disseram que atualmente a maior parte da demanda por banda larga em redes móveis vem de usuários de vídeos e 81% acreditam que isso não vai mudar nos próximos cinco anos.

“O acesso à Internet se tornou essencial para milhões de americanos e o apetite por largura de banda está pressionando as redes das provedoras de serviços”, disse Dan Kelly, vice-presidente executivo de produtos globais da Tellabs. “As soluções da Tellabs permitem que as provedoras ofereçam aos seus clientes produtos de banda larga de vários níveis com qualidade e pelo preço certo.”

A Tellabs entrevistou vários profissionais na NXTcomm08, a principal feira do setor, organizada pela Associação do Setor de Telecomunicações (TIA) em conjunto com a Associação Americana de Telecomunicações (US Telecom). A Tellabs conduziu a pesquisa no dia 17 de junho.

Perfil da Tellabs - A Tellabs desenvolve redes de telecomunicações para atender às crescentes necessidades dos usuários. As soluções da Tellabs permitem às operadoras oferecerem serviços de voz, vídeo e dados em redes com e sem fio no mundo inteiro. A Tellabs (Nasdaq: TLAB) está listada no índice Nasdaq 100, NAsdaq Global Select Market, Ocean Tomo 300TM Patent Index e S&P 500. www.tellabs.com || Tellabs® and ® são marcas registradas da Tellabs ou de suas afiliadas nos Estados Unidos e/ou outros países. Quaisquer outros nomes de empresas ou produtos mencionados neste documento podem ser marcas registradas de suas respectivas empresas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira