Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2008 - 10:16

Superintendente da Susep diz que livro "História dos Seguros no Brasil" preenche lacuna no mercado

Na opinião da maior autoridade do mercado de seguros brasileiro, Armando Vergílio, superintendente da SUSEP, o livro História dos Seguros no Brasil, “cobre uma lacuna no setor e já pode ser considerado um documento imprescindível para o estudo e análise pormenorizada da indústria do seguro no Brasil”. A obra, editada pelo escritor, professor e economista Alexis Cavichini, está em fase de finalização e deve ser lançada no dia 20 de agosto, no Rio. Dentre as ações de divulgação da publicação, que já está sendo considerada o maior acontecimento editorial do mercado, estão palestras para lideranças de entidades do mercado e nas empresas patrocinadoras, workshop para jornalistas; remessa do livro para autoridades; resenha econômica e literária da obra; hotsite do livro e making off para exibição no dia do lançamento.

Para o superintendente, "a obra chegou em boa hora, porque contribui para o processo de aculturamento da sociedade acerca da enorme relevância do seguro no dia-a-dia de cada cidadão, o empresário ou o chefe de família. O ambiente é amplamente favorável ao setor de seguros, que tem plenas condições para alçar um vôo ainda mais alto nos próximos anos. A participação desse mercado no PIB que mal chegava a 1% no inicio da década de 90, já estava três vezes maior em 2007. Contudo ainda é pouco para o potencial do setor, é perfeitamente possível acelerar e alcançar o patamar de 7% do PIB até 2011.”

A publicação, que conta ainda com a participaçao dos jornalistas Denise Bueno, Fernando Melo, Jorge Clapp, Paulo Amador e Ubiratan Solino traz a origem das ações de seguros desde o Código de Hamurabi, passando pelas primeiras apólices na época das caravanas e expediçoes marítimas, até chegar ao Brasil com a Família Real. Além das histórias das empresas patrocinadoras e entidades de seguro, a obra terá uma análise econômica feita pelo editor, que prevê perspectivas bastante otimistas para o mercado de seguros nos próximos dez anos, devendo inclusive superar o crescimento do setor bancário. As empresas patrocinadoras da obra são AON, Bradesco, BB Seguros - Companhia de Seguros da Aliança do Brasil, Prudential do Brasil, Porto Seguro e Itaú Seguros.

Os autores - Os pesos pesados da cobertura jornalística de seguros reuniram todo o conhecimento acumulado de uma bem sucedida e longa trajetória profissional no setor para compor esta mega-publicação, que se transformará no mais importante documento escrito sobre a história do seguro no país.

Alexis Cavichini - Idealizador e editor do projeto “História dos Seguros do Brasil”; e economista. Foi professor da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior de 1978 a 1986. Atualmente é professor das disciplinas Gerência Financeira e Análise de Investimentos na Faculdade de Administração e Contabilidade da UFRJ. Na década de 80, iniciou seu próprio negócio, editando a revista Suma Econômica; em 83 comprou a Tendências do Trabalho (Labor Trends) da Mac Graw HiII; em 84 iniciou a Comex; e em 86 a Portfóllo, publicação especializada no mercado de ações. Na década de 90, aquiriu 50% da Cop Editora, associação com a Ernst & Young, para editar a publicação BTC Informações Tributárias. Em 92, deu início à produção de vídeos de treinamento, adquirindo todo o acervo da Íris Vídeo, que era a maior produtora de vídeos gerenciais no país. Cavichini tem 12 livros publicados nas áreas de economia e finanças, além de ministrar cursos em DVD. Apresentou diversos seminários, abertos e fechados para empresas como: Bradesco, Bamerindus, Honda, Ibm, Mercedes-Benz, Xerox, entre outras.

Denise Bueno é jornalista formada pela FMU. Escreve artigos sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização para o jornal Gazeta Mercantil, desde 1992. Após um ano em Londres, escreveu o estudo "A História dos Seguros no Brasil e no mundo", com mais de mil páginas, sendo um dos panoramas setoriais mais vendidos pela Gazeta Mercantil em 1998. Ganhou duas premiações do setor (2006 e 2007), como melhor jornalista de seguros e previdência. Já participou de inúmeros seminários e congressos no Brasil e no exterior. Também trabalhou nas revistas Exame e DCI.

Jorge Clapp é jornalista e tem 26 anos de experiência profissional. Trabalhou nas Assessorias de Imprensa de órgãos públicos e das mais tradicionais entidades empresariais do país, como a FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e a ACRJ - Associação Comercial do Rio de Janeiro. No setor de seguros, atuou nas assessorias da FENASEG – Federação Nacional das Seguradoras, Sincor-RJ - Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro e, atualmente, é o assessor de Comunicação Social da FENACOR – Federação Nacional dos Corretores de Seguros, colaborando também com reportagens, comentários e artigos para sites, revistas e jornais de grande circulação do mercado. Em 2005, foi eleito “Jornalista do Ano” pelo CVG-RJ, Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro e em 2006, recebeu o prêmio “Cobertura – Performance 2006”, como destaque da Imprensa Especializada em Seguros. Trabalhou na Rede Globo de Televisão, Jornal do Commercio e O Dia on-line.

Paulo Amador é jornalista, com atuação em diversos veículos de comunicação de massa, entre os quais destacamos: Jornal O Estado de Minas, O Globo, Jornal do Commércio, Jornal do Brasil (editorialista), Revistas Veja, Manchete e Tendência; TV Globo e TVE. É advogado, Procurador Federal aposentado e Ouvidor da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT. É membro titular de diversas organizações e academias, entre as quais: Pen Clube Internacional, Academia de Letras do Brasil (Brasília), Academia Guanabarina de Letras, Sócio Emérito da União Brasileira de Escritores, Rio, Conselheiro da Sabin-Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Rio). Recebeu prêmios literários, menções e condecorações, tais como: Prêmio de Romance José Lins do Rego (1980) Prêmio Nacional de Literatura, Cidade de Belo Horizonte, para romance, (2004). Condecorações: Ordem do Mérito Santos Dumont, do Governo de Minas Gerais e Ministério da Aeronáutica e com a Medalha de Honra JK, pelo Governo de Minas. Publicou mais de 20 livros, entre obras de ficção, ensaio e literatura técnica na área de mercado de capitais e de seguros. Consultor e redator de Planos setoriais e de pareceres sobre Direito Societário e Mercado.

Fernando Mello – Economista, pós-graduado em Economia Aplicada e Finanças pela Universidade Estácio de Sá em 2008. Foi editor das Revistas Suma Agrícola e Tendências do Trabalho, atualmente é responsável pela pesquisa econômica, pelo banco de dados e pela redação da revista Suma Econômica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira