Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2008 - 10:52

Prolagos participa de seminário na Agenersa sobre furto de água


Cabo Frio – Concessionárias de saneamento fiscalizadas pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) participaram de um seminário sobre furto de água, realizado durante toda a tarde de ontem na sede da Agência, no Rio de Janeiro. Das concessionárias presentes, apenas a Prolagos participou como palestrante, mostrando resultados positivos obtidos através de programas como o Água Legal, e da intensificação de operações anti-furto junto com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD).

O Seminário foi aberto com palestra do gerente de Saneamento da Agenersa, Oldemar Corrêa Guimarães, com o tema “Furto de Água e Suas Conseqüências”. Em seguida foi a vez do Gestor Comercial da Prolagos, Pedro Alves, com a palestra “Prolagos em ação contra o furto de água”. Jairo Molina, do setor de combate a fraudes da concessionária, mostrou os principais tipos de furto de água encontrados nas cidades da área de concessão da Prolagos e, em seguida, foi a vez do perito criminal do Instituto Carlos Éboli, Rômulo Cajueiro, apresentar material sobre ligações clandestinas encontradas pela DDSD na área da Cedae e da Prolagos.

O Seminário faz parte de uma série de ações internas da Agenersa, que conseguiu reunir mais de 30 pessoas, entre funcionários e representantes das concessionárias Prolagos, Águas de Juturnaíba e Águas de Niterói, no auditório da agência. Presente ao evento, o Diretor Executivo da Prolagos, Felipe Ferraz, disse ter ficado satisfeito com o resultado obtido tanto pelas palestras quanto pelos programas anti-furto realizados pela concessionária.

- O combate às perdas é uma de nossas principais metas para melhoria do abastecimento das cidades da área de concessão. As ações com a DDSD e o programa Água Legal são parte do trabalho que envolve, ainda, uma série de palestras voltadas para conscientização da população, e que podem ser agendadas com nosso Departamento de Comunicação – comentou Felipe.

Somente de outubro de 2007 a janeiro de 2008 foram efetuadas pela Prolagos cerca de 11 ações anti-furto que resultaram em 19 ocorrências policiais e oito prisões em flagrante.

- Com as ações de combate ao furto realizadas em conjunto pela Prolagos e DDSD, acreditamos que deixaram de ser furtados 13.680 m³ de água tratada. Se considerarmos que as ligações clandestinas de grande porte abastecem 10 caminhões de 10 m³/dia, o resultado salta para 131.712 m³, ou seja, o consumo mínimo de cerca de 13.170 residências– lembrou Felipe Ferraz.

- Em seis meses a fiscalização da empresa atuou na repressão ao furto de água, executando 1.319 vistorias que resultaram na localização e eliminação de 765 irregularidades. Só através do programa Água Legal conseguimos regularizar, no mesmo, período 372 ligações – concluiu o gestor Pedro Alves.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira