Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2008 - 11:15

Mais da metade dos projetos que receberão recursos da Fapemig em Santa Rita do Sapucaí são de empresas da Incubadora do Inatel

Vale da Eletrônica teve 30% de projetos aprovados .

Três empresas residentes na Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel - AMMA, Convergence e ACTA - e mais seis empresas que já se graduaram - CSC, Irritron, Biquad, TSDA, Telesystem e Liveware - tiveram projetos aprovados no Edital do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas - PAPPE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Das 71 propostas aprovadas no Edital, 16 são de Santa Rita do Sapucaí, (30% do total), sendo que 56% são residentes ou graduadas pela Incubadora do Inatel.

O PAPPE é um programa de estímulo à inovação em empresas por meio da interação com pesquisadores e instituições de pesquisa. Através dele, são financiados projetos que apresentam soluções tecnológicas de impacto social ou comercial, que possam ser inseridos no mercado. O total de recursos que serão repassados às nove empresas, ligadas à Incubadora do Inatel, é de aproximadamente 2 milhões de reais. O dinheiro pode ser usado para aquisição de equipamentos específicos, material de consumo, serviços de terceiros e bolsas de capacitação e custeio.

Segundo o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches da Silva, a participação em Editais como o PAPPE é fundamental para alavancar o crescimento das empresas, pois recursos financeiros dessa ordem dificilmente seriam obtidos de outra forma senão através dos incentivos governamentais.

Aliado a isso, ele ressalta o importante papel desempenhado pela Fapemig, nos últimos anos, em prol do processo de desenvolvimento das micro e pequenas empresas de base tecnológica do estado. Destaca também, o índice de aprovação das empresas ligadas ao programa de incubação do Inatel, que demonstra o alto grau de inovação existente no ambiente da instituição, que é repassado às empresas enquanto residentes na Incubadora.

Com o objetivo de incentivar cada vez mais a participação em editais de fomento, a Incubadora do Inatel realiza um trabalho constante de prospecção para identificar e repassar as oportunidades às empresas, além de oferecer assessoria gratuita na adequação e revisão dos projetos das empresas.

Perfil dos aprovados - Dentre os projetos aprovados no PAPPE, destaca-se o Nex - Needle Extractor, da empresa incubada AMMA Home Care. Trata-se de uma máquina que esteriliza e desintegra seringas, separando a agulha e transformando os resíduos em material reciclável. O equipamento é destinado a clinicas e hospitais e visa dar um destino apropriado para o material que hoje faz parte do lixo hospitalar descartado nos lixões e constitui um grande perigo à saúde humana.

A empresa já possui um protótipo da máquina utilizado para estudo e demonstração e pretende aperfeiçoar o projeto com a verba recebida pelo PAPPE. O dinheiro será gasto com confecção de um novo desenho mecânico para o equipamento, homologações e para construção de mais oito protótipos que serão deixados em hospitais e clínicas para que se conheça a aceitação do produto nesses ambientes.

A AMMA Home Care tem como sócios os alunos do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Inatel, Amine Helou e Marcelo Bitencourt. A empresa ingressou na Incubadora em agosto de 2007 e tem como objetivo aliar tecnologia à área de saúde.

Outro projeto foi o NXC - Next Extreme Communication, da empresa TSDA Tecnologia e Soluções Aplicadas. O equipamento pretende disponibilizar acesso à internet banda larga através da rede de celulares de terceira geração (3G). A solução atenderá à demanda existente nas empresas de telecomunicações por novas soluções de comunicação e meios de acesso à internet, e irá viabilizar novas aplicações de multimídia antes impossíveis, devido à restrição da banda larga dos meios de comunicação atuais.

Segundo os irmãos Fernando e Fábio Pina, proprietários da TSDA, os recursos serão utilizados para compra de instrumentos, viagens de negócio e treinamento das equipes de desenvolvimento da empresa.

A TSDA atua no mercado de radiodifusão com soluções completas detelemetria (equipamentos, sensores e softwares). Foi fundada em julho de 2001 na Incubadora do Inatel e se graduou em 2004. Atualmente a empresa possui um quadro de 20 funcionários.

As duas empresas e outras empresas da cidade irão expor seus produtos na 10ª edição da Feira Industrial do Vale da Eletrônica que acontecerá de 7 a 9 de agosto, no ginásio Poliesportivo do Inatel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira