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FINEP libera R$ 21 milhões para projetos de inovação da Intelbras

Líder do setor de telefonia fixa no Brasil e na América Latina, a Intelbras recebeu R$ 21 milhões da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos e do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) para investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A empresa, que atua nos mercados de centrais PABX e terminais telefônicos, supera a concorrência de multinacionais como Siemens, Motorola, Panasonic e Philips. No caso das centrais telefônicas, detém 63% do mercado nacional e 40% do latino-americano. No segmento de aparelhos, as porcentagens são de 30% e 21%, respectivamente.

Segundo José Malcher, analista da FINEP responsável pelo projeto, a iniciativa prevê o lançamento de três produtos: sistema de PABX Voip (voz sobre IP), aparelhos telefônicos também com tecnologia IP e um telefone sem fio capaz de funcionar sem interferências em uma distância de mais de 200 metros da base. Este último, inédito mundialmente, chega para substituir os aparelhos atuais, que suportam distâncias de no máximo 40 metros e apresentam ruídos cada vez mais intensos conforme o deslocamento do usuário. Já as soluções relacionadas a IP, endereço numérico de um computador conectado à internet, vão permitir que ligações sejam feitas exclusivamente através da rede, sem passar pelas companhias telefônicas, como Telemar e Embratel.

A previsão é de que as inovações façam o faturamento anual da empresa pular de R$ 180 milhões, registrados em 2006, para R$ 250 milhões, em 2007. O volume de exportações, que atualmente é de 5% do faturamento, também deve subir, para 15%. Em termos de participação no mercado, a empresa pretende a aumentar a liderança na América Latina. Para este ano, estima que os market shares dos setores de aparelhos e de centrais PABX passem para 34% e 69%.

No planejamento a longo prazo, os números são ainda mais animadores. De acordo com a assessoria de imprensa da Intelbras, a idéia é aumentar a venda de produtos para o mercado sul-americano, sobretudo para PYMES (Pequenas Y Medianas Empresas). A expectativa é de que a companhia cresça 40% nos próximos dois anos, período em que as exportações devem aumentar em 150%. Para a assessoria, o planejamento seria inviável sem a ajuda da FINEP. "O apoio da FINEP é fundamental para a estratégia de crescimento da companhia. Com ele, podemos incrementar o investimento na área de inteligência e criar soluções 100% nacionais com foco nas necessidades do mercado".

Responsável pelo lançamento do primeiro PABX fabricado com tecnologia 100% nacional, no fim dos anos 80, a Intelbras possui capacidade produtiva mensal de 500 mil telefones e 15 mil centrais telefônicas. A unidade industrial, localizada em Santa Catarina, conta com 36 mil m² e cerca de mil colaboradores. A empresa disponibiliza produtos em mais de oito mil pontos de venda e possui uma rede de assistências técnicas autorizadas com 536 unidades. O mercado externo atendido envolve países da África, Europa, Ásia, EUA e todos as nações da América Latina.

Dados cedidos pela empresa demonstram que 25 produtos Intelbras chegaram ao mercado em 2006. Para se ter idéia da importância do investimento em inovação, os lançamentos dos últimos dois anos responderam por aproximadamente 40% do faturamento da empresa. Parceira de instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP), Centro de Pesquisas Renato Archer (Cenpra) e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi), a companhia mantém um centro de pesquisa e desenvolvimento próprio, pilotado por um grupo de 100 pesquisadores.

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