Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2008 - 11:44

Roland Berger Strategy Consultants aponta fatores para o sucesso das instituições de crédito à população de baixa renda

Apesar de as iniciativas das instituições financeiras na busca por atingir o público de baixa renda estarem crescendo, ainda não há resultados expressivos. Segundo a Roland Berger Strategy Consultants, uma das mais conceituadas consultorias em gestão empresarial do mundo, os bancos brasileiros ainda encontram dificuldades em desenvolver uma estratégia vencedora que atinja de maneira eficaz as camadas de baixa renda. A grande parcela de informalidade e a dificuldade de obtenção de informações a respeito da real capacidade de pagamento, acentua o problema dos bancos em conceder empréstimos a este público. Grande parte dos consumidores das classes C, D e E ainda recorre a mecanismos alternativos de crédito antes de buscar empréstimos no sistema financeiro.

No entanto, o apetite dos bancos para conceder acesso para essas classes ao setor financeiro é cada vez maior, já que a renda deste grupo já corresponde a 51% do total de renda no País e, conseqüentemente, seu potencial de consumo já representa 57% do total no Brasil.

Após analisar iniciativas em diversos países, a Roland Berger acredita que existem alguns fatores testados em bancos internacionais, que atrelados as necessidades especificas do segmento da população que se deseja alcançar, podem ser aplicados com sucesso em instituições brasileiras. São eles: - Modelo de crédito inovador adequado as especificidades do segmento | - Produtos de crédito voltados ao consumo/produção para pessoas tradicionalmente excluídas | - Rede de atendimento enxuta e de baixo custo | - Canais de distribuição independentes, de alto alcance, com responsabilidade sobre o lucro e a sustentabilidade | - Fácil identificação com o público-alvo | - Campanhas de publicidade em linguagem popular.

A consultoria também aponta quatro principais características na criação da identidade com o público de baixa renda: - Comunicação simples e direta | - Imagem atrelada à concessão de crédito | - Relacionamento de reciprocidade com a comunidade | - Programas de educação financeira.

Perfil da Roland Berger Strategy Consultants - Fundada em 1967, a Roland Berger Strategy Consultants é uma das maiores e mais conceituadas consultorias em gestão empresarial do mundo. Possui uma rede de mais de dois mil profissionais e atua com 33 escritórios, distribuídos em 23 países. Em 2007, gerou uma receita de aproximadamente 600 milhões de Euros. A Roland Berger é uma empresa independente, de propriedade de seus mais de 160 sócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira