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02/07/2008 - 12:00

Credibilidade, um valor tangível!

O desenvolvimento de marcas custa mais de cem milhões de dólares no mercado global, avalia Philip Kotler, reconhecido como uma das maiores autoridades em marketing. São, portanto, grandes os recursos aplicados em pesquisas, design, publicidade e assessoria de imprensa, na busca de identidade para empresas e produtos, como uma forma de se estabelecer empatia com o consumidor.

Alguns especialistas afirmam que marcas globais longevas valem tanto ou mais do que todos os ativos de muitas das grandes companhias. O tema é tão relevante no universo do marketing e dos negócios, que é constantemente objeto de seminários, livros, teses acadêmicas e intermináveis discussões.

Em meio a esse turbilhão de informações e conceitos, há o consenso de que a marca define um conjunto de virtudes, diferenciais e benefícios funcionais do produto e/ou da organização. O que, então, preserva e mantém acentuado o seu valor?

A resposta pode estar em itens aparentemente intangíveis, como a imagem e o prestígio da organização, a cultura que transmite e a relação que estabelece com os clientes, colaboradores, fornecedores, além dos valores que agrega aos usuários, consumidores e a sociedade, em geral.

É um exercício importante e interessante, buscarmos entender como se constroem esses requisitos fundamentais, que se constituem na verdadeira base das marcas vencedoras. A conjugação de alguns fatores, tais como: a qualidade dos produtos e serviços, a responsabilidade perante o mercado e outros, hoje adicionados, como é o caso da sustentabilidade da economia e do meio ambiente.

Uma organização que não se norteie por esses princípios não conseguirá compensá-los com nenhum investimento em comunicação e marketing, sendo incapaz de sustentar o sucesso da sua marca a longo prazo.

Considerada esta premissa, fica claro percebermos que a conduta precede a comunicação e o marketing, que por si só não fazem milagres. Em muitos casos, a marca de uma organização pode perfeitamente consolidar-se sem investimentos significativos em marketing e comunicação, desde que sua postura seja pautada por valores e atitudes corretas.

Este tem sido o caso da GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação), entidade multissetorial, sem fins lucrativos, que dissemina e administra um conjunto de padrões que possibilita a gestão eficiente das cadeias de suprimentos e identifica com exclusividade produtos, unidades logísticas, localidades, ativos e serviços, proporcionando, ainda, a possibilidade da rastreabilidade de itens e processos, através do Código de Barras, do EDI – Intercâmbio Eletrônico de Mensagens Padronizadas e do Código Eletrônico de Produto (EPC).

A GS1 Brasil completa 25 anos de atuação no Brasil. Sua marca é reconhecida pelos mais de 52 mil associados, dentre varejistas, atacadistas e indústrias, pelo valor — absolutamente tangível — que agrega a todos os segmentos de atuação, proporcionando eficiência e melhor controle, um serviço diferenciado com benefícios substanciais aos consumidores brasileiros.

Nesse quarto de século de sua história no Brasil, a GS1 inseriu o País no universo globalizado da automação, contribuindo para o avanço da economia, sempre atualizada nas novas tecnologias, elevando cada vez mais a sua reputação e a de seus profissionais na comunidade de negócios e trazendo aos associados brasileiros sempre um alto nível de serviços.

. Por: Sergio Ribinik, CEO da GS1 Brasil, membro do Board of Governors da EPCglobal, uma divisão da GS1 global, e também membro do Conselho Internacional da GS1.

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