Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Brasil sediará cerimônia de entrega do XIV Concurso Latino-americano de Produtos Gráficos “Theobaldo De Nigris”

A Abigraf Nacional será a organizadora do concurso, que acontece pela primeira vez no País. Com inscrições abertas até julho, a premiação acontecerá no Guarujá, em São Paulo, em 31 de agosto de 2007. A entidade recepcionará também os participantes da Assembléia Geral Ordinária da Conlatingraf.

Pela primeira vez desde a criação do Concurso Latino-americano de Produtos Gráficos “Theobaldo De Nigris”, o Brasil será sede do evento de premiação, cuja organização ficará sob responsabilidade integral da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional). O prêmio é promovido pela Confederação Latino-americana da Indústria Gráfica desde 1991, e atualmente é considerado uma das mais importantes premiações do setor gráfico em toda a América Latina.

A cerimônia de premiação ocorrerá no mesmo período da 71ª Assembléia Geral Ordinária da Conlatingraf, em 31 de agosto, no Casa Grande Hotel, no Guarujá, litoral paulista. Os eventos marcam também o início do calendário comemorativo de 200 anos da indústria gráfica nacional, a serem completados em 2008.

Como faz anualmente, a Abigraf Nacional está recebendo inscrições das empresas gráficas brasileiras que desejam participar da XIV edição do Prêmio “Theobaldo de Nigris”. As inscrições já estão abertas e encerram-se em 31 de julho de 2007 para os trabalhos brasileiros, e em 20 de julho para os demais países da América Latina.

Podem participar do “Theobaldo De Nigris” gráficas, editoras, agências de publicidade, desenhistas e anunciantes de toda a América Latina. Concorrerão nesta edição, os impressos produzidos no período de 1º de julho de 2006 a 30 de junho de 2007. A taxa de inscrição é de US$ 50 por trabalho, mas serão aplicados descontos de 10% na inscrição de 6 a 10 peças; e de 15% acima de onze peças.

Serão premiadas com troféus, as empresas que se destacarem como Gráfica de Ouro e Gráfica de Prata. Os demais vencedores receberão Certificados de Qualidade e Menções Honrosas.

O julgamento dos trabalhos ocorrerá de 13 a 17 de agosto, na capital paulista. O júri deverá ser integrado pelo diretor da Escola Senai Theobaldo De Nigris, Manoel Manteigas de Oliveira, além de outros sete jurados dos demais países que integram a Conlatingraf, sob indicação da entidade. É importante destacar que, em todos os concursos, o júri é composto por profissionais de renome internacional, integrantes dos centros de capacitação e das instituições técnicas do setor gráfico.

Mais informações podem ser obtidas no site da Conlatingraf: www.conlatingraf.org; no site da Abigraf Nacional: www.abigraf.org.br; ou pelo telefone (0xx11) 5087.7745, com Érika, no e-mail [email protected] .

O Prêmio - O Concurso Latino-americano dos Produtos Gráficos “Theobaldo De Nigris” foi criado em 1990, a partir de iniciativa do então presidente da Conlatingraf, Francisco Valdivieso, durante a 42ª Assembléia Geral Ordinária da entidade, realizada em São José, Costa Rica. Na ocasião, ficou instituído que o concurso seria sempre realizado simultaneamente aos congressos bienais organizados pela Conlatingraf. O nome foi escolhido em homenagem a um dos industriais responsáveis pela criação da Conlatingraf, o brasileiro Theobaldo De Nigris, que foi também um dos fundadores da Abigraf, em 1965, e presidente da Conlatingraf no período de 71-73. Falecido naquele mesmo ano, aos 83 anos de idade, De Nigris contribuiu para impulsionar a atividade das entidades do setor no Brasil, sendo precursor da integração da indústria gráfica latino-americana.

O caráter da premiação foi modificado em 1998, quando da realização da 56ª Assembléia Geral Ordinária da Conlatingraf, em São Paulo. Sob sugestão de um dos diretores da entidade, Tomás Dominguez, foi definido que tanto a assembléia, quanto a premiação passariam a ser realizadas anualmente, sempre no segundo semestre.

Com o Prêmio Theobaldo De Nigris, o propósito da Conlatingraf é reconhecer a qualidade do impresso gráfico latino-americano, assim como estimular a competitividade entre as empresas do setor de todos os países participantes, com vistas à elevação dos níveis de qualidade dos produtos.

Desde sua criação, o Concurso Theobaldo De Nigris foi realizado nos seguintes países: Caracas, Venezuela (1991 e 1998); Cidade do México, México (1993, 1999 e 2004); Bogotá, Colômbia (1995); Montevidéu, Uruguai (1997 e 2003); Quito, Equador (2000); Santiago, Chile (2001); Buenos Aires, Argentina (2002 e 2005); e Cartagena de Índias, Colômbia (2006).

Muitas das peças premiadas no Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, que é realizado também desde 1991, pela Abigraf Nacional e pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), concorrem no Concurso Latino-Americano de Produtos Gráficos “Theobaldo De Nigris”. Em continuidade, os trabalhos ganhadores nesse concurso podem participar do Premier Print Award, organizado pela PIA – Printing Industries of América (USA).

A Conlatingraf - A Confederação Latino-americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf) foi criada em novembro de 1967, na cidade de Mar del Plata, Argentina, mas tem sede permanente em Montevidéu, Uruguai. É uma organização de entidades setoriais integrada pelas federações, sindicatos de empresas e associações de 15 países de América Latina, Centro-america e o Caribe. No Brasil, a Conlatingraf atua em parceria com a Abigraf Nacional.

Em setembro de 2006, durante o XX Congresso Latino-Americano da Indústria Gráfica, da cerimônia de premiação do XIII Concurso Theobaldo De Nigris e da 70ª Assembléia Geral Ordinária, foi escolhida a atual diretoria, com a reeleição para presidente e vice-presidente, respectivamente, de Juan Carlos Sacco (Argentina) e José Luis Zamora (México), para o período 2007-2009. O presidente da Abigraf Nacional, Mário César de Camargo, foi eleito segundo vice-presidente para o mesmo período. | www.abigraf.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira