Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2008 - 10:11

Ibope lança serviço para o mercado imobiliário

Serviço Tendências Imobiliárias apontará oportunidades e otimizará investimentos do setor que apresenta níveis recordes de crescimento em nosso país.

São Paulo –. A partir do dia 2 de julho, as empresas que atuam no segmento imobiliário podem contar com uma nova ferramenta para conhecer as demandas do mercado com precisão: trata-se do Tendências Imobiliárias, serviço composto por uma pesquisa com amostragem recorde nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro (4.500 entrevistas com pessoas interessadas em adquirir imóveis em cada uma das cidades), além de georreferenciamento de informações e análises de mercado.

O levantamento revelará, entre outras informações, os critérios de escolha de imóveis utilizados pelo consumidor, as características físico-estruturais dos imóveis desejados, bem como as regiões mais procuradas, a forma de pagamento pretendida e as fontes de informações mais utilizadas para a compra. Para melhor conhecer as especificidades do mercado e fornecer um produto mais adequado às suas necessidades, o IBOPE Inteligência ouviu dezenas de empresas e entidades do setor. Além disso, foram feitas duas pesquisas-piloto em feiras de imóveis de Porto Alegre e Rio de Janeiro.

A crescente demanda por imóveis é um reflexo da estabilidade da economia e do desenvolvimento do setor. Segundo dados do Target Group Index, pesquisa do IBOPE Mídia que mede hábitos de mídia e consumo, 11% dos habitantes das principais regiões metropolitanas do país planejam adquirir um imóvel no curto prazo. A classe C representa quase a metade desse grupo.

Este sonho está cada vez mais próximo com as recentes mudanças nas regras de financiamento, sobretudo com expansão do prazo máximo para 30 anos e com o crescimento do montante destinado a este tipo de financiamento. Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP) indicam um crescimento de 96% no volume de Crédito Imobiliário em um ano, atingindo o valor de R$18,3 bilhões em 2007. Apenas nos três primeiros meses de 2008, este valor chegou a 5,4 bilhões.

Com indicadores como estes, o segmento imobiliário se consagra como um dos mercados mais aquecidos da economia brasileira, o que reforça a necessidade de um estudo estratégico capaz de antecipar possíveis tendências de curto e médio prazo nas principais cidades do país.

Para Sergio Rego Monteiro, assessor do IBOPE Inteligência e executivo com experiência na atividade de crédito, “o elevado grau de recursos movimentados pelo setor de construção civil justifica o investimento em um levantamento de informações mais qualificado, como este proposto pelo IBOPE Inteligência”.

Para se ter uma idéia do vigor desse setor, o mercado paulistano lança, em média, um novo empreendimento imobiliário por dia. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), a grande demanda por casa própria e as obras de infra-estrutura deverão garantir essa tendência por um longo período.

Apesar do excelente momento, a euforia do mercado pode trazer conseqüências negativas para o setor. Embora seja raro, existem casos recentes de empreendimentos cujos resultados no pré-venda não corresponderam ao esperado, resultando no cancelamento destes. Situações como estas poderão ser evitadas, agora, a partir dos diagnósticos prévios que esse estudo completo do IBOPE Inteligência passa a oferecer ao segmento.

Sobre o IBOPE Inteligência - Com unidades de atendimento e planejamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Buenos Aires e Cidade do México, o IBOPE Inteligência é a empresa do Grupo IBOPE responsável pela análise de mercados, acompanhamentos de tendências e recomendações estratégicas de apoio à decisão para organizações dos segmentos de mídia, sociedade, tecnologia, consumo e finanças no Brasil e na América Latina. Para mais informações visite www.ibope.com.br.

IBOPE - Há mais de 65 anos no mercado, o IBOPE é uma multinacional brasileira de capital privado, líder na América Latina, que atua nas áreas de pesquisa de mídia e de mercado. Ocupa atualmente a 18ª posição entre as 25 maiores de pesquisa do mundo e é composta por duas grandes empresas, IBOPE Mídia e IBOPE Inteligência, além de possuir participação acionária importante na MillwardBrown Brasil. Em 2000, o IBOPE criou o Instituto Paulo Montenegro, organização sem fins lucrativos que atua de maneira focada e com prioridade definida no campo da educação. O Instituto desenvolve e dissemina projetos que têm como base o know-how em pesquisas e a credibilidade conquistada pelo IBOPE.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira