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03/07/2008 - 10:14

Vulcabras/azaléia cria o maior estande da Francal

Vendas na Argentina e investimentos nas fábricas elevam perspectivas da maior calçadista do País.

São Paulo – A Francal 2008 marca o primeiro ano do Grupo Vulcabras/azaléia como a maior companhia de calçados de capital aberto do país e uma das maiores empregadoras, com 31 mil colaboradores. A companhia, que faturou R$ 1,8 bilhão em 2007, aproveita a feira para unir, pela primeira vez, as oito marcas do Grupo em um único estande.

Olympikus, Reebok, OLK, Azaléia, AZ, Dijean, Funny e Opanka mostrarão as suas coleções no estande que é o maior da feira (1,3 mil m²). O espaço possui uma "loja conceito" com a campanha de cada marca e os produtos destaques das coleções, um telão com os comerciais veiculados em todo o país e um lounge para os clientes. A estimativa é receber 10 mil visitantes nos 4 dias, quase a metade do total de pessoas que passam pelo Anhembi.

“Este ano, os clientes e o mercado vão conhecer essa nova Vulcabras/azaléia. Um ano se passou e o processo de integração está muito avançado. Temos um portfólio de marcas que atendem às necessidades de nossos clientes, uma coleção ligada às tendências da estação e um trabalho integrado que agregou o melhor de duas operações de sucesso”, afirma o presidente da Vulcabras/azaléia Milton Cardoso.

As joint-ventures com o Grupo Adidas no Brasil e Argentina para a distribuição de calçados, confecções e acessórios da Reebok e a extensão da parceria com a Reebok até 2015 são alguns dos destaques da Vulcabras/azaléia para o primeiro semestre do ano.

O faturamento consolidado do Grupo no semestre, que será divulgado em 31 de julho, mostrará um crescimento de mais de 15% em comparação ao ano passado. Para o faturamento anual, a Vulcabras/azaléia tem uma estimativa agressiva: superar a taxa de crescimento do 1º semestre.

Os investimentos em aumento de capacidade de produção, sobretudo nas fábricas da Bahia e de Coronel Suárez (Argentina), foram concluídos em junho e responderão a um acréscimo de até oito mil postos de trabalho. “Com isso, nos preparamos para um bom desempenho no segundo semestre que é sazonalmente o mais forte do ano, com Dia das Crianças e Natal”, afirma o presidente Milton Cardoso. As novas instalações da fábrica da Bahia, por exemplo, proporcionarão a criação de seis mil empregos.

Vulcabras/azaléia busca a liderança no mercado argentino com Olympikus - Um dos principais objetivos da Vulcabras/azaléia para o segundo semestre é fortalecer suas marcas na Argentina, um mercado de 15 milhões de pares ao ano na linha Premium. O destaque é para a Olympikus. “Nossa pretensão é que, a exemplo do Brasil, a Olympikus se torne líder de mercado também na Argentina”, afirma o presidente Milton Cardoso. A Olympikus foi lançada na Argentina em dezembro de 2007.

A marca Reebok ocupa a posição de liderança em seu segmento naquele país e teve um crescimento de 40% no semestre. Desde junho, estão sendo comercializados no país as marcas femininas Azaléia, Dijean, Funny e A/Z.

Na subsidiária Indular Manufaturas produz-se atualmente tênis das marcas Reebok e Olympikus, cuja produção iniciou-se recentemente. O número de empregados desde a aquisição passou de 400 para 2 mil e estima-se chegar, em dezembro, a 3 mil. O investimento na estrutura industrial em quatro anos na subsidiária será de US$ 60 milhões (capital fixo e de giro).

Sinergia entre as marcas - A sinergia de integração das equipes da Vulcabras e Azaléia avança positivamente e em marcha acelerada. As diretorias estão unificadas e os resultados começam a ser colhidos. Na área de desenvolvimento de produtos, sobretudo de calçados femininos, foram feitos investimentos em novas ferramentas eletrônicas e mudanças de processos, o que a tornará mais ágil, produtiva e eficaz, reduzindo o prazo de lançamento de produtos e ampliando as coleções.

A flexibilidade da Vulcabras foi aplicada nas fábricas da Azaléia: hoje, tênis Olympikus são produzidos nas plantas do Ceará (onde também produz-se confecções) e de Coronel Suárez; e as fábricas do Sergipe, antigamente dedicadas apenas a calçados femininos, passaram também a produzir calçados esportivos.

Através da Diretoria de Planejamento e Controle foi implantado em todas as áreas da companhia o Programa de Geração de Resultados (PGR), a principal ferramenta de gestão da Vulcabras. Com metas precisas e quantificáveis e um processo mensal de auto-avaliação, esta metodologia envolve quase 150 executivos da companhia.

Novo Mercado - A Vulcabras/azaléia aguarda a estabilidade da Bolsa de Valores para retomar o projeto de distribuição de papéis no Novo Mercado. A companhia reformou o estatuto, converteu ações preferenciais (sem voto) em ordinárias (com voto) e aprovou em assembléia a adesão ao Novo Mercado.

Atualmente, 10% das ações do Grupo Vulcabras/azaléia são negociadas em Bolsa. Para entrar no Novo Mercado, a companhia precisa realizar uma oferta de ações para elevar o capital em circulação aos 25% mínimos exigidos.

“Pretendemos captar recursos para expandir os negócios, inclusive via aquisições quando surgirem oportunidades”, diz o presidente Milton Cardoso.

Perfil da Vulcabras/azaléia - A Vulcabras/azaléia é a maior companhia calçadista de capital aberto do Brasil e teve um faturamento pró-forma de R$ 1,8 bilhão em 2007. É a maior empregadora do setor e uma das maiores do país, com 31 mil colaboradores.

Com sede em Jundiaí (São Paulo), é uma companhia que, através de suas subsidiárias, desenvolve, produz e distribui calçados esportivos e femininos, além de confecções esportivas.

A quase totalidade dos produtos que a Vulcabras distribui é fabricada nas suas unidades industriais próprias localizadas no Ceará, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul, no Brasil, e em Coronel Suárez, na Argentina.

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