Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2008 - 10:22

Núcleo de Artes Cênicas Sebastian apresenta o balé "O Rouxinol" no Teatro Gazeta

Apresentação única será no dia 7 de julho, às 20h30; elenco é formado por 15 alunos da ONG criada por Sebastian, garoto-propaganda da C&A.

O Núcleo de Artes Cênicas Sebastian apresenta em 7 de julho (segunda-feira), às 20h30, o espetáculo de balé O Rouxinol, de Hans Christian Andersen, no Teatro Gazeta, em São Paulo. O elenco é composto por 15 alunos da oficina de dança contemporânea do Núcleo, criado pelo bailarino e artista Sebastian, garoto-propaganda exclusivo da C&A. A organização ensina dança e artes cênicas para um grupo de 68 crianças e 34 adolescentes e jovens de Osasco.

Com roteiro baseado em um dos mais famosos contos de Andersen, O Rouxinol tem coreografia, música e concepção cênica criadas pelos coordenadores e professores do Núcleo Sebastian. A direção geral e os figurinos são de George Monteiro, e a coreografia foi criada pela professora Cláudia Decara. A direção musical é de Flávio Queiroz, com direção de produção de Hélio Paretta e supervisão de Ivone Fonseca e Godiva Accyoli. A história será narrada pela atriz Ana Paula Justino.

O Rouxinol foi inspirado na história verídica de um célebre sueco que, em seu leito de morte, pediu à cantora Jenny Lind para cantar para ele. O cântico o teria curado de seus males. A adaptação da história traz um pássaro-cantor que é admirado pelo soberano da China, mas uma ave mecânica tenta tomar o lugar do pássaro no reino.

Os contos de Andersen estiveram presentes no cotidiano dos alunos da instituição ao longo de todo o ano passado. Foram lidos ou contados na sala de leitura, traduzidos nas músicas que comporiam a trilha sonora do balé, desenhados nas aulas de artes plásticas e encenados nas aulas de teatro.

“A proposta do Núcleo é apresentar diversas expressões de arte, além de oferecer a oportunidade de trazer maior consciência às pessoas”, afirma Sebastian. Segundo ele, a principal função da instituição é inserir os jovens no universo artístico e possibilitar a formação de futuros artistas. “Acredito que o artista deva exercer sua missão sacerdotal de trabalhar em função de uma sociedade mais justa e igualitária”, diz.

Em 2008, o Núcleo montou o balé O soldadinho de chumbo, que está sendo apresentado para 18 mil alunos da rede municipal de ensino de Osasco por meio do Projeto Escola. O espetáculo, que tem 52 alunos do Núcleo no elenco, teve início em abril e vai até novembro. As apresentações do Projeto Escola têm o apoio do Instituto C&A, das Secretarias de Cultura e Educação de Osasco (Prefeitura Municipal de Osasco) e da Sebastian Produções.

Núcleo de Artes Cênicas Sebastian – O Núcleo de Artes Cênicas Sebastian, fundado em maio de 2003, tem sua sede na Secretaria Municipal de Cultura de Osasco. O artista Sebastian foi o idealizador e é o presidente do projeto, que tem coordenação pedagógica de Godiva Accioly. A instituição atende 102 alunos bailarinos que têm de 8 a 22 anos. Na ONG, eles aprendem diversas formas de manifestação artística, como balé clássico, música, teatro e artes plásticas, além de trabalhar conteúdos relativos à cultura e à cidadania. Ao final do curso, que tem duração de dez anos, os alunos recebem certificado de profissionais das áreas de dança e coreografia.

O Núcleo conta com as parcerias do Instituto C&A, da Prefeitura Municipal de Osasco e da Sebastian Produções.

Desde sua fundação, a ONG já apresentou os espetáculos “Pedro e o Lobo”, “Dançando Villa-Lobos”, “João e Maria”, “Fábulas: Celebração à La Fontaine”, “Contos de Andersen – o Soldadinho de Chumbo e o Rouxinol” e “Sobre a Mesa: os Bonecos se Divertem”.

Hans Christian Andersen - O escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) é considerado o pai dos contos de fada. Era filho de sapateiro e, ainda na adolescência, criou um teatro de brinquedos, apresentando peças clássicas. Aos 14 anos, Andersen foi para Copenhague e trabalhou no teatro como ator e bailarino. Em sua obra, procurava transmitir padrões de comportamento a partir de conflitos envolvendo personagens poderosos contra desprotegidos, fortes contra fracos. Escreveu contos infantis até 1872, tendo somado 156 histórias.

Espetáculo ‘O Rouxinol’, de Hans Christian Andersen | Por Núcleo de Artes Cênicas Sebastian | Única Apresentação, no dia 7 de Julho (segunda-feira), às 20h30, Novo Teatro Gazeta, Av. Paulista, 900 – Térreo – São Paulo/SP | Telefone: (11) 3253-4102 | Ingresso: R$ 15,00.

Direção Artística: George Monteiro | Direção Musical: Flávio Queiroz | Supervisão de Produção: Ivone Fonseca e Godiva Accioly | Direção de Produção: Hélio Paretta | Coreografia: Claudia Decara | Figurinos: George Monteiro | Luz: André.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira