Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2008 - 10:27

Galeria 90 Arte Contemporânea apresenta gravuras de Djalma Paiva

A Galeria 90 inaugura, dia 2 de julho, a exposição Gravuras de Djalma Paiva. Serão apresentados 25 trabalhos realizados nas décadas de 1980 e 90, quando o artista, que morreu aos 67 anos em 1998, trabalhava nos ateliês de gravura do Parque Lage.

Irmão da pintora Djanira, uma das maiores expressões as artes plásticas brasileiras nas décadas de 50 e 60, o catarinense Djalma Paiva demorou a assumir a própria veia artística. Pesquisador da área de bioquímica, ingressou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1978 e, a partir de então passou a dedicar-se completamente à arte.

O artista se dizia influenciado pela arte rupestre, feita nas cavernas do período pré-colombiano, mas também pelas cores fortes e figuras distorcidas do modernismo do qual sua irmã era um dos expoentes. As serigrafias, desenhos e a delicada produção de recortes expostos na Galeria 90, têm como ponto de partida uma natural aptidão no domínio da linha na reunião desenho/recorte.

O artista o crítico Marcio Doctors escreveu - Djalma é um mestre do desenho. Seu conhecimento da linha é tão profundo que está além de qualquer estudo de anatomia sobre o movimento dos corpos. Produz uma transposição direta e precisa que vai da formulação mental do movimento à linha que traça no papel ou no corte que produz nos belíssimos recortes negros. Sua intimidade com o traço revela um profundo sentido de observação e síntese. Com um único gesto gráfico e contínuo é capaz de surpreender a totalidade do movimento. E é esta capacidade de usar o desenho como um universal-instantâneo que chama a atenção no seu trabalho e que gera uma poética plástica absolutamente pessoal. A expressão plástica de Djalma é simples, fluída e direta. Não existe complexidade maior em arte do que alcançar esses domínios, que erroneamente, são confundidos por alguns como facilidade. Ao contrário, não existe nada mais difícil em arte – e todo grande artista almeja atingir esse ponto – que é acercar-se da simplicidade. E é essa simplicidade que faz de Djalma um poeta: o dançarino da linha.

Djalma Paiva participou de 22 exposições coletivas e três individuais: “Desenho e Recorte” – Galeria da Escola de Artes Visuais, RJ – 1993; “Máscaras”- Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis – 1994 e “Mestre da linha”- Galeria do IBEU, RJ – 1993 pela qual recebeu em os prêmio de artes plásticas do Instituto Brasil-Estados Unidos. Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage estudou com Astréa El Jaick, Evany Cardoso, Dionísio del Santo, Celeida Tostes, e Reynaldo Roels Jr.

Exposição: 3 de julho a 30 de agosto de 2008, segunda à sexta: 14h às 19h – sábado: 12h às 17h, na Galeria 90 Arte Contemporânea, Rua Marquês de São Vicente, 90 – 101 | Gávea – Rio de Janeiro (RJ.) Telefone: (21) 2529-6588

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira