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Sadia fecha o ano com a segunda melhor receita de sua história

Com faturamento da ordem de R$ 7,9 bilhões, empresa supera adversidades, registra crescimento de 2,1% no volume de vendase intensifica programa de investimentos em melhorias e novas unidades.

A Sadia S.A. fechou o ano de 2006 com uma receita operacional bruta de R$ 7,9 bilhões. Embora 4,7% menor do que a obtida em 2005, é a segunda maior receita operacional da história da Companhia. Apesar do impacto causado pela gripe aviária no mercado internacional, a suspensão de importação de carne suína brasileira pela Rússia e a desvalorização de 10,1% do real frente ao dólar, a empresa conseguiu superar as adversidades e reverteu parte dos resultados negativos registrados no primeiro semestre, chegando ao final do 4º trimestre de 2006 com resultados superiores à sua margem histórica.

O volume de vendas consolidado em 2006 totalizou 1,9 milhão de toneladas, o que significou um crescimento de 2,1% em relação a 2005. O mercado interno teve um incremento de 12,2% no volume de vendas, tendo como maior destaque os produtos industrializados, que tiveram um crescimento de 11,7%. No 4º trimestre de 2006, houve crescimento de 1,8% no volume de vendas para o mercado externo em relação a igual período de 2005. Isso, porém, não foi suficiente para evitar a retração no volume de vendas consolidadas para o mercado externo em 2006, registrando queda de 6% por conta da redução da demanda internacional.

O Ebitda de 2006 foi de R$ 658 milhões, com uma margem de 9,6%, abaixo da perspectiva de 13% para o ano, devido principalmente às dificuldades enfrentadas ao longo do primeiro semestre. No 4º trimestre de 2006, houve crescimento de 23% do Ebitda no período, com margem de 16,8% sobre a receita líquida, o que equivale a 2,6 pontos percentuais superior à atingida em igual período de 2005.

Com o compromisso de crescimento e com foco em seu core business, a Sadia manteve seu programa de investimentos e fechou o período de janeiro a dezembro de 2006 com a aplicação de recursos da ordem de R$ 1,1 bilhão. Entre outros projetos iniciados no ano passado, a empresa começou a construir a fábrica de processados de carne na Rússia, sua primeira unidade industrial fora do Brasil.

Mercado Interno - Em 2006, o volume físico comercializado no mercado interno avançou 12,2% em relação a 2005, totalizando 928,6 mil toneladas e gerando receita de R$ 4,5 bilhões, alta de 5,4%. O resultado deveu-se, sobretudo, à estratégia de pulverização dos canais de distribuição adotada pela Companhia, que também fez lançamentos de produtos compatíveis com o poder de compra dos consumidores e tratou de aperfeiçoar a gestão de marcas da empresa.

No quarto trimestre, o volume de vendas no mercado interno aumentou 7,1% em relação ao mesmo período de 2005 e chegou a 245,5 mil toneladas. A receita de R$ 1,3 bilhão proporcionou crescimento de 7,8%.

O grande destaque do desempenho da empresa no mercado brasileiro deveu-se ao segmento de industrializados, que representa cerca de 80% das vendas internas. A comercialização de produtos industrializados gerou um aumento de receita da ordem de 6,8%, para R$ 3,5 bilhões, de 2005 para 2006. No ano, o volume comercializado subiu 11,7%, de 647,1 mil toneladas para 723,1 mil toneladas. O preço médio dos industrializados foi o que teve a menor queda, decorrente principalmente do esforço de comercializar produtos de maior valor agregado.

A redução nas exportações de aves causada pela gripe aviária fez a Companhia intensificar as vendas para o mercado interno. O volume comercializado subiu 9,4% e atingiu 155,5 mil toneladas. A receita caiu 3,9%, para R$ 492,3 milhões, devido à queda no preço médio do produto em 2006. No quarto trimestre, o segmento apresentou queda no volume físico em relação ao quarto trimestre de 2005, mas obteve crescimento no preço médio. O volume caiu 28,8%, passando de 47 mil toneladas para 33,5 mil toneladas, enquanto a receita totalizou R$ 189,9 milhões, tendo uma queda de 7,5%.

A Sadia também intensificou as vendas de suínos para o mercado interno devido ao embargo russo, o que resultou um aumento de 19,5% no volume comercializado, atingindo 41 mil toneladas. A receita cresceu 4,2%, mesmo com uma queda de 12,7% no preço médio. No quarto trimestre, o segmento de suínos obteve os melhores níveis de crescimento em volume e receita. Em volume, houve aumento de 29,3% para 11,2 mil toneladas enquanto que a receita obteve alta de 16,2% para R$ 45,5 milhões.

Mercado Externo - Os embarques totalizaram 963,9 mil toneladas e representam queda de 6% entre 2005 e 2006. A receita de R$ 3,4 bilhões foi menor em 15,2% na comparação com 2005. No quarto trimestre, houve recuperação dos embarques, que totalizaram 260,2 mil toneladas e cresceram 1,8% em relação ao 4T05. No período, a receita gerada foi de R$ 1 bilhão, alta de 2,1% em relação ao quarto trimestre de 2005.

O segmento de bovinos foi o destaque do resultado da companhia no mercado externo. A receita em 2006 aumentou 135,1% e atingiu o valor de R$ 258,2 milhões. O volume subiu 119,9% para 43,6 mil toneladas e o preço médio cresceu 7,1% em reais e 17,9% em dólar. A diversificação das regiões produtoras foi o principal motivo para o excelente resultado do segmento, pois a Sadia mantém unidades de abate no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso, estados que não foram embargados pela Rússia devido à febre aftosa. Com isso, o resultado do quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2005 também foi positivo. O crescimento foi de 95,5% para o volume, que atingiu 14,3 mil toneladas, e de 123,5% para a receita, que chegou a R$ 87,7 milhões, além de 14,2% para o preço médio (sendo 20% em dólar).

A menor demanda para a carne de aves no exterior resultou em queda de 5,7% no volume embarcado e fechou o ano em 762,5 mil toneladas. A receita caiu 18,1%, para R$ 2,4 bilhões, e o preço, 12,2%, sendo 2,5% em dólar. Em relação ao quarto trimestre de 2005, a receita com a venda de aves teve uma retração de 9,9% e o volume caiu 3,2%. A queda no preço médio durante o período foi de 1,8% em dólares, o que demonstra uma retomada dos preços.

Já o segmento de suínos, pressionado pelas restrições do principal importador brasileiro – a Rússia –, registrou retração de 23,1% nas vendas físicas e embarcou 81,4 mil toneladas. O preço médio apresentou retração de 12,9% em reais e 2,5% em dólar em relação a 2005. Na comparação do quarto trimestre de 2005 com o quarto trimestre de 2006 os embarques aumentaram 31,3%, para 29,3 mil toneladas, gerando uma receita de R$ 142,9 milhões.

Investimentos - A Sadia realizou investimentos de R$ 1,1 bilhão ao longo de 2006. Entre os principais investimentos, 35% dos recursos foram destinados ao segmento de aves, 29% para o segmento de industrializados e 14% ao setor de suínos.

De acordo com o diretor-presidente da Sadia, Gilberto Tomazoni, os investimentos feitos em 2006 superaram as estimativas iniciais da empresa. “Investimos na ampliação da elaboração de produtos assados e cozidos com a finalidade de aumentar o nosso portifólio no mercado, mantendo a empresa competitiva no mercado internacional e reduzindo o risco de nossas operações no caso de a gripe aviária voltar a trazer transtornos para o setor”, afirma ele.

Para 2007, a Sadia planeja investir mais R$ 800 milhões, dando continuidade às obras de construção das unidades de Lucas do Rio Verde (MT) e da Rússia, além da ampliação da capacidade de industrializados e modernização de processos fabris. A empresa projeta para este ano um crescimento de 9% a 11% nas vendas físicas totais, na comparação com 2006, com uma margem de Ebitda de 12% a 13%.

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