Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Comperj será referência na área socioambiental

A Petrobras quer transformar o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj em uma referência mundial na área socioambiental. O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse hoje, que, além dos 11 municípios do entorno, outras entidades públicas e empresariais desenvolvem projetos técnicos e de fomento nas áreas de infra-estrutura, saneamento e habitação para a área de influência do empreendimento.

“O Comperj é o maior projeto individual da história da Petrobras, portanto tem que ser realizado com base em muitas parcerias. Para isso, contamos com o apoio dos governos federal, estadual e municipal, além das organizações não-governamentais”, ressaltou Paulo Roberto, durante a cerimônia de entrega da certidão que reconhece como Zona Estritamente Industrial (ZEI) a área onde o Complexo será construído, em Itaboraí. A declaração de zoneamento é um dos principais requisitos para a Petrobras dar entrada no pedido de Licença Prévia junto à FEEMA. Em paralelo, foram iniciadas as licitações relativas aos estudos ambientais. O presidente da Petroquisa, José Lima de Andrade Neto, também presente ao evento, reforçou o esforço da Petrobras em construir o Complexo com ações pró-ativas, antecipando as demandas e minimizando o impacto na região.

Foi anunciada também a implantação de um corredor ecológico no Complexo. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) já elabora uma proposta técnica de revegetação das margens dos rios Macacu e Caceribu, além do plantio de espécies frutíferas nativas. “Visitamos a nova refinaria da Reliance, na Índia, com este conceito e vamos adaptar essa iniciativa no Comperj”, comentou Paulo Roberto. Já para o fornecimento de água do empreendimento, a Petrobras analisa diversas alternativas. Entre elas, o aproveitamento da água de lavagem de filtros da estação de tratamento do rio Guandu, a captação na represa de Juturnaíba, no município de Silva Jardim, e o uso de água subterrânea durante as obras.

O prefeito de Itaboraí, Cosme Salles, ressaltou a importância do Complexo para a região. “A construção do Comperj é um marco e abre várias frentes como desenvolvimento, treinamento e responsabilidade socioambiental. Destaco como uma das iniciativas da empresa o fato de oferecer, já em 2007, oportunidades de trabalho para a mão-de-obra local na atividade de reflorestamento”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira