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04/07/2008 - 09:19

Codesp publica aviso de licitação da perimetral da margem esquerda

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) publica no dia 4 de julho (sexta-feira), no Diário Oficial da União e jornais de circulação regional e nacional, o aviso de licitação que tem como objeto a execução das obras de melhoria do sistema viário da margem esquerda do porto de Santos (Avenida Perimetral), situada no município de Guarujá. O recebimento e abertura das propostas está marcado para o dia 08 de agosto, às 10h.

Os interessados podem consultar ou adquirir o edital na Gerência de Unidade de Administração de Materiais e Serviços da Codesp, localizada na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº (entrada pelo portão nº 23), no bairro do Macuco, em Santos. Para aquisição é necessário recolher a importância de R$ 80,00 na Tesouraria da Codesp, localizada na Praça Cândido Gafrée, s/nº (ao lado do portão nº 7), bairro do Paquetá, em Santos.

O capital social mínimo exigido para apresentação de proposta na Concorrência nº 03/2008 é de R$ 5 milhões, sendo permitida a participação de empresas em consórcio. No consórcio de empresas brasileiras e estrangeiras a liderança caberá, obrigatoriamente, à empresa brasileira.

Trata-se de projeto de alargamento e melhor ordenamento de tráfego, eliminando, inclusive, conflito hoje existente na avenida Santos Dumont entre o tráfego urbano e o rodoferroviário de cargas com a instalação de duas alças de viadutos sobre a via.

O empreendimento é considerado de extrema importância tanto para o fluxo de cargas nos terminais marítimos e retro portuários do Guarujá como também para o trânsito no município, eliminando a necessidades de semáforos naquele trecho da avenida e evitando eventuais congestionamentos provocados pela demora na entrada e saída dos terminais.

A obra tem cronograma inicial para 18 meses e envolve recursos do governo federal, através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), de R$ 60 milhões.

O projeto - A Perimetral da Margem Esquerda abrange 5 etapas previstas no projeto de implantação. A primeira etapa será o alargamento da avenida Santos Dumont, num trecho de 3,3 quilômetros, entre o Terminal Santos Brasil e o rio Santo Amaro, nas proximidades do Terminal Dow Química. A via contará com duas pistas de 10 metros cada, separadas por canteiro central de 4 metros. Cada pista terá 3 faixas de tráfego.

A segunda etapa abrange o alargamento da rua Idalino Piñez, conhecida como a rua do Adubo, num trecho de 1,15 quilometro a partir da avenida Santos Dumont até a rodovia Domenico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá), que passará a ter 13,5 metros de largura, com duas mãos de direção.

A terceira etapa contempla a construção de alça de viaduto em concreto protendido, com 366 metros de extensão, 13,4 metros de largura e vão máximo de 52,3 metros, situada na confluência da Idalino Piñez com a Santos Dumont, atendendo ao fluxo de acesso á área portuária e saída para a Domenico Rangoni, através da Idalino Piñez.

Essa etapa do projeto foi concebida para garantir, sem conflitos com o tráfego da Santos Dumont, a vazão do significativo fluxo de acesso aos terminais da margem esquerda (Santos Brasil, Terminal de Exportação de Veículos - TEV e Localfrio, no lado sul, e Terminal Marítimo do Guarujá – TERMAG, Terminal de Granéis do Guarujá – TGG, Cargill, Cutrale e Dow Química, no lado norte), proveniente da Domenico Rangoni, além do tráfego de saída destes terminais em direção à Domenico Rangoni.

O tráfego de acesso à área portuária a partir dessa alça é conectado à quarta etapa do projeto, uma grande rotatória com 760 metros de extensão e diâmetro de, aproximadamente, 200 metros, que ordena e distribui o tráfego para os terminais dos lados norte e sul.

Para o fluxo de saída da área portuária, será erguida uma segunda alça de viaduto, com 336 metros de extensão e 9,9 metros de largura e vão máximo de 49 metros. Esta é a quinta etapa do projeto e atenderá aos veículos que deixam os terminais na região do Porto com destino tanto aos terminais retro portuários instalados no Guarujá como também para saída em direção à Domenico Rangoni.

A Codesp obteve em abril último, junto ao IBAMA, a Licença de Instalação para o empreendimento.

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