Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2008 - 10:23

Barão de Mauá – o empreendedor

Transpetro e Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a exposição e lançamento do livro.

Em comemoração aos dez anos da Transpetro, a empresa e o Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66, sala 26 - 4º andar inaugura a exposição Barão de Mauá – o empreendedor, resultado de pesquisa histórica e contemporânea do livro de Gilberto Maringoni, que será lançado na ocasião. A visitação pública é de 15 de julho a 10 de agosto de 2008.

A exposição - que leva a assinatura do designer Victor Burton - é a primeira sobre Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Serão mostrados reproduções fotográficas, ilustrações, gravuras, quadros, mapas e documentos, alguns oriundos do Museu Histórico, do Instituto Histórico e Geográfico e de coleções particulares.

Segundo Burton, “Serão apresentados pela primeira vez o retrato a óleo do Barão de Mauá pintado por Edouard Viénot, a pá de prata usada pelo imperador Pedro II na inauguração daquela que seria a primeira estrada de ferro do Brasil; além de originais como as fotografias de George Ermakoff.”

“Pretendemos” destaca o curador, “retratar a trajetória daquele que é considerado o símbolo do espírito empreendedor do século XIX que se contrapôs a uma sociedade ainda escravocrata, rural e conservadora, com um ideal liberal de um projeto de sociedade republicano e industrial. Valorizou a mão-de-obra e o investimento em tecnologia, antecipando em quase um século o Brasil moderno”.Para o autor do livro, Gilberto Maringoni, "Mauá era um visionário em um país acanhado e sem mercado interno de porte. Fez dinheiro negociando com o Estado e o capital inglês. Sua vida e seus altos e baixos coincidem com as oscilações do Império brasileiro".

Durante a exposição, será agendado um dia para a exibição do filme Mauá – O Imperador e o Rei, de Sérgio Rezende, e um debate sobre o Barão de Mauá com a participação do autor do livro, Gilberto Maringoni, o protagonista do filme Mauá, Paulo Betti, e o professor do Instituto de Economia da UFRJ, João Sicsú, ainda sem data definida.

Durante a abertura do evento, haverá a participação especial do ator Paulo Betti, como mestre-de-cerimônias, vestido com o figurino utilizado por ele quando interpretou Irineu Evangelista de Souza.

Quem foi o Barão de Mauá? Trecho do livro: Barão de Mauá – o empreendedor (Aori, 2007), de autoria de Gilberto Maringoni - “O Barão de Mauá, ou Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), mais do que qualquer outro empresário, encarnou a sociedade brasileira do Segundo Reinado (1840-1889). Foi proprietário de pelo menos 24 empresas, com interesses no Brasil, na Inglaterra, na França, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e no Chile. Negociou com presidentes, ministros, deputados, senadores, traficantes de escravos, banqueiros, juízes, advogados e mercadores de toda ordem e envolveu-se na maioria das questões relevantes do País entre os anos 1850 e 1870.

Mauá exibiu inegáveis talentos como homem de negócios, industrial e banqueiro, em um ambiente de transição econômica, quando as relações capitalistas se consolidavam entre nós. Em quatro décadas saiu da pobreza para se tornar a maior fortuna do País. Conheceu o sucesso e a ruína.

Foi um homem de seu tempo, dotado de audácia, de habilidade e de visão únicas. Sua capacidade para coordenar iniciativas simultâneas e ousadas ficou como prelúdio de uma economia industrial complexa, que só teria lugar no Brasil a partir de 1930.”

Victor Burton, curador - O designer Victor Burton teve seu aprendizado profissional na editora Franco Maria Ricci de Milão, Itália, onde residiu de 1963 a 1979, quando criou suas primeiras capas de livro para a editora "Il Formichiere", também em Milão, em 1977.

No Brasil desde 1979, vem se dedicando ao design gráfico na área editorial e de produções culturais, destacando-se a longa colaboração com diversas editoras nacionais. Realizou mais de 2500 capas de livro e 180 projetos de livros de luxo.

É diretor da Victor Burton Design Gráfico Ltda que atua principalmente na área editorial e de design ambiental.

Gilberto Marigoni, autor - Pesquisador do IPEA e professor de jornalismo na Fundação Cásper Líbero, em São Paulo. É ainda doutor em História Social pela USP e formado em arquitetura pela mesma universidade. Tem sete livros publicados, entre eles Barão de Mauá, o empreendedor (Aori, 2007) e “A Venezuela que se inventa - poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez” (Editora Fundação Perseu Abramo, 2004). Como jornalista, realizou coberturas na Bolívia, na Venezuela, em Cuba, no Chile, na Itália e na Tailândia.

Barão de Mauá – o empreendedor: . Exposição de reproduções fotográficas e ilustrações, gravuras, quadros, mapas e documentos, alguns oriundos do Museu Histórico e do Instituto Histórico e Geográfico; além de originais resgatados em coleções públicas e particulares como as fotografias de George Ermakoff.

. Lançamento do livro homônimo de autoria de Gilberto Maringoni, editado pela Aori. Direção: Denise Carvalho | Gerência: Isabel Xavier da Silveira | Curadoria: Victor Burton | Textos: Gilberto Maringoni | Realização: Aori Produções Culturais.

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, Rua Primeiro de Março, 66 / 4º andar, Centro do Rio de Janeiro, de 15 de julho a 10 de agosto, de terça a domingo de 10h às 21h. Entrada franca (*Metrô: Uruguaiana | *Facilidades para deficientes) .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira