Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2008 - 10:08

IBOPE Mídia apresenta novidades do meio rádio

Software permite análise isolada de dados por dia da semana e abertura da Classe C .

O IBOPE Mídia apresentou para os seus principais clientes do meio rádio e agências de propaganda as novidades do meio.

Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE Mídia, divulgou que, a partir dos dados entregues em julho, o software Easymedia possibilitará análises por dia da semana e a abertura da Classe C.

Como o critério de classificação econômica no país foi revisto pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), é possível analisar as classes C1 e C2 isoladamente. A abertura da classe C retrata com mais fidelidade as diferenças de potencial de ambos segmentos.

Na ocasião foi apresentada a evolução da amostra, que desde 2000 teve um aumento de 17% em São Paulo. Além disso, foram incluídas na pesquisa regular as praças Florianópolis (2006), e Campinas (2007). Também em 2007 o IBOPE Monitor aumentou a cobertura do meio rádio de 21 para 77 emissoras.

Segundo dados do Monitor Evolution, ferramenta do IBOPE Mídia, em 2007 o meio rádio* recebeu 2 bilhões de reais de investimento publicitário.

O maior setor do meio foi o comércio e varejo, que concentrou 21% dos investimentos - mais de R$ 400 milhões de reais. Nas categorias que mais investiram em mídia no meio rádio estão as redes de super/hipermercado, as lojas de departamento e as instituições financeiras, que juntas representaram 15% dos investimentos publicitários.

Do total investido no Brasil*, a cidade de São Paulo é responsável por 60% de participação. As emissoras FM representam 56% deste investimento e as emissoras AM, 44% do total investido nesta praça. Dados do Target Group Index mostram que atualmente o rádio é ouvido por 79% dos brasileiros**, o equivalente a mais de 49 milhões de ouvintes, e dentre o tipo de música preferida está a sertaneja seguido de MPB.

Ana Lúcia Lima, diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro, apresentou no evento as iniciativas do Instituto às emissoras de rádio e agências e propôs futuras parcerias.

Luiz Antonio Motta, diretor de pesquisa e desenvolvimento do IBOPE Mídia, além de apresentar uma retrospectiva dos aparelhos peoplemeter demonstrou também as novas metodologias de coleta no meio rádio que estão sendo testadas.

Cobertura rádio: 7 mercados – 77 emissoras - Brasil: 9 principais mercados, interior SP, interior Sul/Sudeste.

Metodologias - Monitor Evolution: Ferramenta de análise de investimento publicitário para os meios TV aberta, TV por assinatura, rádio, jornal, revista, outdoor e cinema. Permite acompanhar o desempenho de comunicação de cada produto e compará-lo ao de seus concorrentes. Para o cálculo são utilizadas as tabelas de preços de cada veículo vigentes na data da coleta, sem aplicação de descontos. Os dados acima referem-se ao perído de janeiro a dezembro de 2007, banco utilizado 2ª remessa de abril 2008 - Cobertura de rádio: 7 mercados e 77 emissoras.

Target Group Index - estudo "single source" do IBOPE Mídia sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas, presente em 58 países. Os dados acima referem-se ao período de agosto de 2007 a janeiro de 2008 e a amostra é constituida por 9.088 entrevistas com a população de 12 a 64 anos residente nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

IBOPE - Fundado em 13 de maio de 1942, o IBOPE é uma multinacional brasileira de capital privado, líder na América Latina, que atua nas áreas de pesquisa de mídia e de mercado. O Grupo, que ocupa atualmente a 18ª posição entre as 25 maiores empresas de pesquisa do mundo, é composto por duas grandes empresas, IBOPE Mídia e IBOPE Inteligência, além de possuir participação acionária importante na Millward Brown Brasil.

Em 2000 o IBOPE criou o Instituto Paulo Montenegro, organização sem fins lucrativos que atua de maneira focada e com prioridade definida no campo da educação. O Instituto desenvolve e dissemina projetos que têm como base o know-how em pesquisa das empresas do Grupo e a credibilidade conquistada ao longo de seus 65 anos de atividade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira