Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Profissionais também tem selo de qualidade!

As indústrias estão cada vez mais protegidas no mundo atual contra os maus fornecedores. Basta que se exijam as certificações da qualidade mundialmente aceitos e pronto!

Antes das certificações, as empresas tinham dificuldades para receber, com um padrão de qualidade constante, os produtos que adquiriam de seus fornecedores. A estratégia utilizada foi alterar o processo. Em vez de conferir quando recebiam os produtos, bastava apenas analisar, e credenciar, aqueles fornecedores que demonstravam os devidos cuidados no processo de fabricação.

Afinal, melhor se prevenir que ter que corrigir. E compreender os motivos que levaram a criação destas certificações pode auxiliar muitos profissionais a encontrar a tão sonhada colocação no mercado de trabalho.

Atualmente, as empresas encontram dificuldades para encontrar candidatos que reflitam um padrão mínimo nos diversos quesitos profissionais que necessitam. Assim como as indústrias em relação aos seus fornecedores, as empresas não tem tempo ou estrutura para entrevistar todos os candidatos que se oferecem.

A saída encontrada foi passar a analisar os certificados de origem de cada candidato e observar que justificativa ele apresenta para conquistar a vaga oferecida. Além de coerente e racional, esta prática vem sendo adotada pelas empresas como uma saída para redução de riscos no processo de admissão de executivos.

O que é melhor: contratar alguém que se submeteu a um curso de especialização latu senso voltado ao meio corporativo de uma instituição que é reconhecido pelo seu conhecimento e expertise na formação de executivos de grandes empresas nacionais, ou então, de um cursou um curso essencialmente acadêmico e sem o devido conhecimento sobre o que realmente acontece no dia-a-dia empresarial?

Não se trata de invalidar o domínio acadêmico, mas sim, de desenvolvê-lo a partir da sua aplicação prática no cotidiano. É sabido que apenas o domínio prático foi suficiente para que empreendedores construíssem verdadeiros impérios corporativos. Entretanto, pouca gente percebe que estes casos de sucesso possuem duas características fundamentais:

- a primeira é que, percentualmente à população empreendedora nacional, representam uma exceção à regra. Ou seja, dentre muitos, os práticos bem sucedidos são pouquíssimos!

- a segunda, e mais importante, que para ter um crescimento sustável, esses empreendedores não pensaram duas vezes antes de contratar profissionais que pudessem complementar suas fraquezas teóricas.

De forma prática, a escolha por um MBA envolve, é uma decisão que envolve que tipo de certificação de qualidade se deseja apresentar ao mercado. E, neste sentido, poucos cursos contam com a credibilidade e um histórico tão bem sucedido de formação de profissionais quanto o MBA da FGV.

. Por: Luciano Salamacha – Que cursou MBA em Gestão Empresarial pelo ISAE/FGV no Paraná, é empresário e consultor de empresas,e hoje compõe a equipe de professores da instituição.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira