Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2008 - 10:13

Dois novos projetos no Brasil

Alstom assina contrato de sinalização com o Metrô de São Paulo e anuncia criação de nova unidade de equipamentos hidrelétricos.

O presidente e CEO da Alstom, Patrick Kron, em visita ao Brasil dia 4 de julho (sexta-feira), anunciou dois novos projetos da Alstom nos setores de transporte e energia: a construção de uma fábrica de equipamentos hidrelétricos, em Rondônia, e assinatura do contrato para fornecimento de sistema de controle totalmente automatizado para três linhas do Metrô de São Paulo.

No setor de transportes, a Alstom foi selecionada pelo governo do Estado de São Paulo para fornecer um sistema totalmente automatizado para as linhas 1, 2 e 3 do Metrô. O contrato tem valor de cerca de 280 milhões de euros. O projeto requer a renovação de todo o sistema atual de controle de trens. Esse é o maior projeto de sinalização já conquistado pela Alstom.

A Alstom deve equipar as linhas com o Urbalis, sistema completo para controle e telecomunicações dos trens baseado em CBTC (Communication Based Train Control). A solução permite operações mais eficientes, maior freqüência e capacidade dos trens. A entrega do sistema está prevista para começar em 2010 e os serviços do Metrô de São Paulo não serão interrompidos durante a atualização do sistema.

A empresa foi responsável pelo moderno sistema sem condutor no metrô de Cingapura, o maior metrô completamente automático do mundo, além das redes sem condutor de Lausanne (M2), Beijing (linha 2 e Xangai (linha 10). O Urbalis, sistema de sinalização para trens, já foi instalado em outras grandes cidades como Milão, Deli, Santiago, Istambul, Cairo, Seul e Madri.

Para apoiar projetos hidrelétricos na região norte do Brasil, por meio de fornecimento de equipamento hidromecânico e de levantamento para usinas hidrelétricas na região da Amazônia, a Alstom Hydro associou-se à Bardella, empresa brasileira de bens capital, para criar uma joint-venture chamada Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA), com participação igual das duas empresas.

A IMMA deve investir 35 milhões de euros para construir uma nova fábrica em Porto Velho, no estado de Rondônia. 300 novos empregos estão previstos para essa fábrica, que deve entrar em operação até o final de 2009.

A IMMA fornecerá equipamentos hidromecânicos para a usina hidrelétrica de Santo Antônio, um dos projetos do Rio Madeira (O Rio Madeira é um dos principais afluentes da Amazônia). A Alstom e a Bardella são membros do Consórcio EPC (Engenharia, Construção e Fornecimento), sob a liderança da Construtora Norberto Odebrecht, responsável pela construção da usina.

A usina de Santo Antônio será construída no Rio Madeira, em Rondônia, com capacidade instalada de 3.150 MW. A Alstom fornecerá 19 turbinas do tipo Bulbo, recomendadas para o melhor aproveitamento de baixas quedas de água e com menores impactos ao meio ambiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira