Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2008 - 10:37

SPED Contábil promete dor de cabeça para aS PMES

Especialistas prevêem dificuldades operacionais com este novo sistema.

A partir de janeiro de 2009, todas as empresas brasileiras optantes pelo Lucro Real passam a fazer parte do Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED contábil. Na prática, terão que transmitir a sua contabilidade para a Receita Federal de forma digitalizada. No entanto, poucas companhias estão se preparando para isto, especialmente as PMEs.

Por meio deste sistema, os livros razão e diário serão substituídos por arquivos eletrônicos e assinados digitalmente. O objetivo é racionalizar e uniformizar as informações, com o estabelecimento de uma única transmissão. "As grandes empresas já são fiscalizadas pela Receita, o que facilita a adaptação, mas para as pequenas e médias o processo de adequação tecnológica promete ser mais tortuoso", acredita o gerente da divisão de auditoria contábil da RCS Brasil, Hugo Amano.

Na opinião do auditor, a mudança deve aumentar a transparência das empresas no País, além de proporcionar um controle mais efetivo da sonegação. "Mas as companhias menores estão pouco acostumadas divulgar seus dados, que muitas vezes apresentam especificidades próprias. Agora haverá regras e as informações serão iguais para todos e serão informadas à Receita Federal", diz. "Por outro lado, pode haver mais credibilidade e uma facilidade maior para atrair investimentos", completa.

Perfil da RCS Brasil - A RCS Brasil é uma referência na implantação de planos estratégicos em pequenas e médias companhias. É associada à Praxity, oitava maior aliança de auditorias do mundo. Fundada por Raul Corrêa da Silva, que por 12 anos também foi presidente da MRI, hoje Praxity, na América Latina, tem uma equipe multidisciplinar de 110 profissionais e 200 clientes. Mantém escritórios em São Paulo, Itu (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e uma base internacional em Londres (Inglaterra). Entre as áreas de atuação destacam-se as de gestão, corporate finance, auditoria contábil, análise de lucratividade, avaliação de ativos, governança corporativa, recursos humanos, controladoria, planejamento tributário, sucessão familiar, consultoria trabalhista e jurídica. || www.rcsbrasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira