Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2008 - 10:39

Medidas podem prejudicar atacadistas locais

Instruções normativas que passam a vigorar a partir de segunda-feira deixam empresários do setor apreensivos. Aumento dos custos na empresa deve ocorrer.

Brasília – Passa a vigorar, a partir desta segunda-feira, dia 7, a instrução normativa nº 1, que determina a proibição de tráfego de caminhões na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) em horários determinados, e a instrução nº 98, que proíbe a carga e descarga nas quadras comerciais do Plano Piloto, também em horários específicos. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial do DF no dia 4 de junho.

Fábio de Carvalho, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), explica que reconhece a importância da decisão do DETRAN e do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), mas a medida pode prejudicar não só os atacadistas, como também o varejo e o consumidor final. “Ocorrerá um problema em cadeia, e quem sairá no prejuízo é o consumidor, pois poderão faltar produtos nas prateleiras pela demora na entrega”, conta Carvalho. Ele diz ainda que proibindo o trânsito de caminhão na EPTG só irá sobrecarregar o fluxo de veículos na Estrutural e na Estrada Parque Núcleo Bandeirante. “De qualquer forma, quem for sair de Taguatinga, por exemplo, para fazer entrega de mercadorias no Plano Piloto, terá que passar por uma dessas vias”, complementa Carvalho.

O empresário atacadista Adauto Mesquita, da Garra e Fiel Atacadista, afirma que a decisão do governo já tem influenciado diretamente no aumento do custo de sua empresa. “Tivemos que comprar um caminhão menor e locar mais três para que possam ser realizadas as entregas menores. Por conta da mudança dos horários, tivemos que alterar também o percurso da frota e fracionar as entregas, de acordo com o destino e o volume dos pedidos”, explica.

A decisão, que vale para os dias úteis (de segunda a sexta-feira), tem o objetivo de amenizar os engarrafamentos nas regiões, causado pela lentidão de veículos longos e pesados nos horários de pico. Na EPTG, os caminhões estão proibidos de transitar das 6h30 às 9h, no sentido Taguatinga, Plano Piloto, e das 17h30 às 20h, no sentido oposto. No comércio da Asa Sul e Norte, o abastecimento de lojas e restaurantes poderá se feito das 8h às 11h30, das 14h às 17h e das 20h às 7h. Quem desobedecer a norma será multado no valor de R$ 123, se flagrados no centro da cidade, e R$ 95, caso estejam fora do horário na EPTG, além de receber cinco pontos na carteira de motorista.

Perfil do Sindiatacadista-DF - O Sindiatacadista/DF, criado em dezembro de 2001, representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no DF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira