Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Educação empreendedora: um desafio para os cursos de administração

Cansamos de ouvir que o mundo está mudando nos cenários político, econômico e social. Os países formam blocos, derrubando fronteiras comerciais e impondo um novo tipo de relacionamento de mercado. A gestão e a tecnologia da informação agregam inovações que têm impacto direto na vida das pessoas. Quem está liderando essas mudanças são indivíduos ou equipes com características diferenciadas. São visionários que questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer. São empreendedores.

Os empreendedores são pessoas diferenciadas e que possuem motivação singular. São apaixonados pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem deixar algo para sociedade e, assim, estão revolucionando o mundo. O momento atual pode ser chamado de “Era do Empreendedorismo”, pois são os empreendedores que estão quebrando as barreiras sociais e culturais, renovando conceitos econômicos, quebrando paradigmas e gerando riquezas para a nova sociedade em que vivemos.

O processo criativo do empreendedor gera novos contextos e promove o desenvolvimento dos novos negócios. O sonho do empreendedor é transformado em realidade por meio de trabalho árduo, dedicação e perseverança. O empreendedor é marcado pela coragem, o que não significa que o medo não exista para ele. Significa que o medo é sobrepujado pela ação de seguir a visão. A visão pode surgir de uma necessidade ou de um despertar para algo novo.

O sucesso do empreendedor está fundamentado em três pontos básicos: (1) o desafio que estimula as pessoas a lutarem por alguma coisa; (2) o resultado que dá a sensação de vitória e autoconfiança para continuar adiante e (3) a própria responsabilidade de comemorar as vitórias e corrigir os erros cometidos.

Uma pesquisa recente realizada com alunos do curso de Administração da Universidade de Brasília (UNB) demonstra alguns dados interessantes sobre o perfil dos futuros administradores. A maioria dos alunos (75%) tinha interesse em ser empreendedor e este desejo era motivado por vontade própria, influência familiar e pela não satisfação em ser empregado. Destaca-se ainda que 90% dos alunos gostavam de trabalhar em equipe e apenas 10% dos alunos não tinham interesse pelo assunto. Mas como desenvolver nos alunos do curso de Administração as competências e habilidades do empreendedor? Pode-se ensinar empreendedorismo?

Segundo as conclusões da referida pesquisa, podemos e devemos ensinar nossos alunos a serem empreendedores. Para isso, é necessário aumentar a conscientização dos educadores de administração para a importância do tema e fornecer ferramentas para identificar e valorizar oportunidades de novos negócios. É preciso desenvolver, na educação dos futuros executivos, habilidades empreendedoras, capacidade de liderança, formas autônomas de pensar e gerir a vida profissional. Além disso, os cursos de Administração têm que elaborar metodologias de ensino que abordem os problemas e oportunidades de novos negócios e desenvolvam a potencialidade empreendedora dos alunos, para encorajá-los a sonhar alto, a acreditar no seu potencial e a realizar seus sonhos.

. Por: Cláudio José Carvajal Jr. é coordenador dos cursos de Administração da Faculdade Módulo e possui MBA Executivo Internacional pela Universidade da Califórnia (EUA) e Pós-Graduação em Administração pela EAESP/FGV

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira