Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2008 - 11:09

Síndrome do Pânico: como tratar esse mal

Se você sente medo em excesso sem uma explicação lógica, pode estar com a síndrome do pânico. Nas grandes cidades, devido ao estresse diário que as pessoas são submetidas como a violência urbana, por exemplo, há uma predisposição maior de o indivíduo ter essa doença, que pode se manifestar de varias formas. Medo de altura, veículo, andar (a pé, de carro, barco, avião), entre outros temores. Pessoas que tem medo de multidões, e da morte também se enquadram nesse perfil. Porém, a homeopatia, através de plantas medicinais como Arnica Montana, Argentum Nitricum e Sílica, entre outras tem soluções para essas e outras manifestações de pânico que a pessoa venha apresentar, proporcionando alívio e bem-estar para o mesmo.

Quem sofre da síndrome do pânico está sempre “presa” aos seus temores e conseqüentemente com baixa-estima. Vivem submissas ao medo como se a vida não fosse feita de prazer, só precauções. Essa insegurança se traduz no comportamento obsessivo que essas pessoas desenvolvem no decorrer de suas vidas. E os tratamentos mostram eficácia por se adequarem ao histórico delas. A meta do tratamento é fazer com que esses indivíduos sintam-se mais seguros e aprendam a lidar com seus temores sem que se tornem submissos a eles, conforme ocorre habitualmente com eles.

O tratamento homeopático para síndrome do pânico, como qualquer outra doença, deve ser precedido de um diagnóstico preciso para que haja eficácia no procedimento terapêutico. Não há uma planta especializada para todos os males dessa doença, mas sim, várias, cada qual para cada sintoma característico que a pessoa venha apresentar. Por isso, o homeopata tem que saber quem é essa pessoa e qual quadro dessa doença apresenta e a partir daí aplicar a interação medicamentosa adequada. Um tratamento feito de forma errada ou com diagnóstico impreciso pode até ocorrer o agravamento do quadro clínico do doente.

Devido a variedade de sintomas da síndrome do pânico, para cada uma delas há uma fórmula específica. Arnica Montana CH12/20ml é indicada para pessoas que têm medo de andar em veículos de transporte, multidões e avião. Tomando quatro grotas três vezes ao dia, traz sensação de leveza, felicidade e confiança.

Argentum Nitricum CH12/20ml é indicada para pessoas que têm medo de lugares altos. Tomando quatro gotas três vezes por dia traz segurança, fazendo com que as síndromes internas desapareçam. Já Sílica CH12/20ml é indicada para pessoas que têm medo de objetos pontiagudos, facas, punhais, entre outros. Acalma a pessoa e tira a sensação de medo que elas nutrem por esses objetos, porém, a Sílica não deve ser usada em pessoas com marca-passo, pois tende a empurrar para fora todos os objetos metálicos que estiverem no interior do indivíduo.

Na pista dos nossos medos está sempre um trauma, uma fobia não tratada que com o tempo pode desencadear a síndrome do pânico, que é o medo incontrolado. Os tratamentos homeopáticos visam o equilíbrio da nossa saúde não só física, mas emocional. Nossa mente adoece o corpo. Uma saúde equilibrada conjuga mente sadia num corpo igualmente sadio. E as plantas medicinais buscam harmonizar a pessoa, fazendo com que o mesmo use os recursos da homeopatia em seu benefício. Assim podendo viver melhor física, mental e socialmente, buscando na natureza sua solução.

São muitos os pânicos e angústias que nos afligem. Medo da morte, da perda de um ente querido, até mesmo das adversidades da vida. Como combater todos esses males sem estarmos submissos? A vida nos impõe uma série de situações as quais nem sempre estamos preparados para lidar. Seja uma calamidade, uma morte, e tudo isso afeta de forma direta nossa auto-estima, nos dando a sensação de impotência diante desses desafios. É nesse contexto e com base nas terapias naturais que a homeopatia atua. A natureza não é apenas essência da criação divina, mas também resposta para muitos dos nossos males. Quem conhece a força dos recursos naturais sabe os benefícios que os mesmos podem trazer para a humanidade, tornando possível nossa vida nesse planeta. O poder curativo das plantas é apenas um exemplo do que a natureza é capaz.

Do pó viemos e ao pó que é a terra tornaremos e é no solo que está a cura de muitas das nossas doenças e as plantas são as ferramentas mais poderosas que estão a nosso serviço. Na visão de muitos naturalistas a nossa farmácia está na floresta. Só que na mata não compramos nada, apenas extraímos dela os remédios que nos curam.

. Por: José Alberto Moreno é Pesquisador da Ciência Homeopática, Autor de diversos livros sobre Homeopatia e Professor convidado do Curso de Extensão Universitária de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa (MG). Mais informações sobre o autor do artigo no www.homeopatias.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira