Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2008 - 11:10

O que prejudica seu Marketing Pessoal

Não é somente a aparência que pode prejudicar o profissional. Normalmente, as pessoas que praticam marketing pessoal precisam tomar certos cuidados com a maneira como se comportam, uma vez que um simples gesto pode eliminá-lo de um processo seletivo. Várias atitudes podem prejudicar um profissional em situações formais como reuniões, entrevistas de emprego, almoços e jantares de negócios. Entre elas, podemos destacar não estar adequadamente vestido com a formalidade que a situação exige, mascar chiclete, falar sem olhar nos olhos do interlocutor, ser arrogante e autoritário, falar demais, demonstrar ansiedade, consumir bebidas alcoólicas durante jantares e almoços, fumar, chegar atrasado, falar mal de ex-empregadores, assediar o entrevistador, invadir o espaço do entrevistador com palavras ou gestos, colocar objetos na mesa do entrevistador, não desligar o telefone celular ou atendê-lo durante a entrevista, entre outras.

Acne, obesidade e mau hálito são fatores que também influenciam no marketing pessoal, porem, eles podem ser controlados. Pessoas com mau hálito devem chupar uma bala minutos antes destas ocasiões para disfarçar o problema. Evitar comer alho e cebola antes de encontros formais também é uma boa dica. Segundo dentistas, o mau hálito pode ser causado por patologias bucais como cárie, doenças na gengiva ou até por problemas estomacais e fumo. Para resolver esse problema, além de fazer um tratamento periódico, é recomendada a higienização, como uma boa escovação nos dentes, língua, gengiva, bochecha e céu da boca.

Esses fatores podem prejudicar, e muito, o marketing pessoal, principalmente se a pessoa não dobrar a atenção com outros cuidados. A acne não interfere em alguns processos seletivos, mas já a obesidade pode ser fator eliminatório para vagas que exigem uma ótima apresentação. Dificilmente uma empresa contrata um obeso, pois ainda existe um preconceito de que as pessoas acima do peso são mais lentas, transpiram muito e as roupas não ficam elegantes.

Os profissionais interessados em colocar em prática o seu marketing pessoal devem levar em consideração alguns aspectos. É importante mostrar por meio da aparência física o conjunto profissional + marketing pessoal = competência, experiência e aparência.

Uma boa estratégia de marketing pessoal vai desde pequenos atos cotidianos como uma saudação, um aperto de mão, um sorriso e até a elaboração de um plano de marketing pessoal com metas definidas, conforme os objetivos de cada pessoa.

A abordagem que utilizo é humanista, ou seja, de nada adianta vestir uma boa roupa se não tiver etiqueta a mesa. Levando em consideração que esta prática é uma mescla de diversas ações, tanto pessoais, quanto técnicas.

Outro fator de grande importância é o conhecimento. O profissional precisa estar sempre muito bem informado, principalmente sobre o assunto em pauta, no caso de uma reunião ou encontro de negócio. Quanto mais informação souber sobre a reunião e os participantes, melhor. Durante estes encontros, é essencial estar sempre atento a todos os acontecimentos e agir com naturalidade.

O marketing pessoal é a apresentação da sua imagem, o seu cartão de visitas, por isso a importância da aparência. Conhecer a opinião de especialistas em moda e se atualizar com freqüência sobre o assunto são uma das estratégias de sucesso de quem pratica o marketing pessoal. Na dúvida, utilize roupas clássicas, pois a possibilidade de erro é menor.

. Por: Laura Santoro é empresária e diretora da Microrio Informática Unidade Caxias, considerada a melhor franquia da rede de escolas de ensino profissionalizante que mais cresce no Rio de Janeiro. Mais informações sobre a autora, acessar www.microriocaxias.com.br ou ligar para (21) 2671-6111.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira