Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2008 - 11:11

Tanques de prejuízo

Apesar do alto nível tecnológico do produtor brasileiro, a atividade agrícola ainda registra grandes desperdícios em diferentes etapas da produção. Desvio de combustível é um dos grandes vilões.

E engana-se quem imagina que esse desperdício concentra-se apenas nas etapas de plantio e colheita propriamente ditas. O transporte, por exemplo, é um grande problema da atividade. Na indústria sucroalcooleira, um dos maiores dramas está no desvio de combustível durante o abastecimento realizado pelos comboios.

Mas uma tecnologia promete acabar com esta prática que atinge também outros mercados, como a plantação de grãos e até mineradoras.

A KORTH, indústria brasileira de alta tecnologia em soluções baseadas em RFID com sede em São Carlos, interior do estado de São Paulo, desenvolveu um leitor de transponder que, acoplado ao bico de combustível, controla o abastecimento. O equipamento pode ser usado para a identificação de veículos tanto em um posto fixo quanto em caminhões comboio, utilizados para abastecer a frota no campo.

O sistema completo inclui medidor de vazão, válvula de controle de combustível, GPS e coletor de dados.

O objetivo do equipamento é saber exatamente para onde está sendo enviado o combustível que sai da bomba. Com isso, pode-se controlar seu destino, ao mesmo tempo que evita-se que ocorra o desperdício ou mesmo desvio.

Conhecido como KT37C, o dispositivo é instalado entre a mangueira e o bico de abastecimento, e o fluxo de combustível passa através do equipamento. Um cabo com comunicação de dados e alimentação de energia passa pela mangueira e vai até a bomba, caso o combustível seja Diesel. Para bombas de Álcool e Gasolina o cabo de alimentação/comunicação passa por fora da mangueira.

Um transponder que é fixado no interior do tanque a ser abastecido possui um número de identificação único e não copiável, que é lido por rádio freqüência (RFID). O leitor, então, envia um sinal para o sistema de controle e, se o veículo estiver cadastrado, é liberado o abastecimento. Caso contrário, a bomba fica bloqueada, impossibilitando a saída de combustível.

KORTH: uma das mais importantes empresas de tecnologia do País.

Considerada o “Vale do Silício Brasileiro”, a cidade de São Carlos (SP) é o mais importante pólo científico e tecnológico do país, reconhecido internacionalmente. Grande parte desse reconhecimento se deve às suas duas Universidades: Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisas de ponta e formação de profissionais altamente qualificados por meio de seus cursos de graduação e pós-graduação, nas mais diversas áreas.

São Carlos abriga, ainda, dois centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Estas instituições e o DNA tecnológico da região, somadas à ambição e empreendedorismo de dois jovens, deu origem a uma das mais promissoras empresas de tecnologia do país: a KORTH, especializada em RFID (Radio-Frequency Identification), sistemas de identificação de veículos, animais, controle de acesso, entre outras tecnologias.

. Por: Nelson Luís Margarido, diretor da KORTH/AnimallTAG

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira