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08/07/2008 - 09:07

Clínica italiana inicia processo de expansão

Cesare Ragazzi Company vai abrir sete franquias no Brasil.

Com um ano de atuação no Brasil, a Cesare Ragazzi Company, organização italiana para estudo e tratamento capilar, inicia seu processo de expansão. A clínica italiana, numa primeira fase de expansão, pretende abrir sete franquias no país em 2008 e 2009: duas no interior do Estado de São Paulo (Campinas e Ribeirão Preto) e as demais nas seguintes capitais brasileiras: Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Há 40 anos no mercado, com 90 clínicas espalhadas pela Europa, a Cesare Ragazzi Company já tem 1,2 milhão de pacientes. A filial no Brasil, situada na Vila Olímpia, em São Paulo, é a primeira da América Latina. Segundo os s& oacute;cios, os critérios de seleção para se tornar franqueado da marca serão rígidos, visando preservar a qualidade do empreendimento. O investimento total para a montagem de uma clínica franqueada é de cerca de R$ 2,5 milhões, já incluindo a taxa de franquia e todos os custos para a implantação da unidade. Isso porque o empreendimento tem de seguir os padrões que fazem dessa marca um conceito único. Os projetos têm de ser assinados pelo badalado arquiteto italiano Enrico Benedetti. A área mínima da clínica é de 300 m2. Cada clínica tem, em média, cerca de 15 funcionários, todos treinados para servir o cliente com qualidade máxima. Há toda uma preocupação com o mobiliá rio e o conforto. Todas as salas de tratamento têm tela de LCD e computadores. As máquinas de tratamento são importadas da Itália e exclusivas para a clínica.

Dentre as novidades, estão o Tricopressinos, faixa que faz um descolamento do couro cabeludo para acelerar a circulação sangüínea, e o Tricopulse, um capacete de energia eletrostática, que estimula a oxigenação do couro cabeludo. As novidades tecnológicas custam, respectivamente, R$ 23.400 e R$ 65 mil, já inclusos no investimento inicial. Todas as clínicas têm como diretor responsável necessariamente um dermatologista especializado. Tanto investimento poderia até assustar os potenciais franqueados, mas não é o que está ocorrendo. Já exis te uma centena de empresários interessados em abrir filiais da clínica em todo o Brasil. O mercado é bastante lucrativo e o negócio proporciona um retorno rápido de capital, em até 24 meses. “Trata-se de um negócio sem crise. Vamos garantir um território exclusivo de atuação ao franqueado. Além de outros benefícios como: soluções de gestão e marketing, software customizado às necessidades, programa de treinamento do franqueado, assistência na prospecção do ponto comercial, visitas periódicas, enfim, total assistência”, explica Alessandro Corona, empresário italiano que trouxe o método ao Brasil e que já investiu R$ 10 milhões no empreendimento. Ele criou uma nova empresa, a Tricosalus, para atender melhor aos empresários brasileiros, importar diretamente equipamentos e produtos e adequa r o sistema italiano às necessidades brasileiras. A título de royalties, a franqueadora cobra 5% sobre o faturamento bruto da clínica. O fundo de propaganda também é de 5% sobre o faturamento bruto, o que garante uma propaganda profissional e de alto impacto. Segundo dados da Fundação de Estudos da Calvície da Universidade de Bolonha, 70% da população masculina acima de 25 anos tem algum tipo de problema androgenético que leva à calvície. Para as mulheres, cerca de 30% tendem a ter algum tipo de problema de calvície. Além dos fatores genéticos, há complicadores como qualidade de vida , problemas hormonais, depressão pós-parto, dietas desequilibradas, que podem levar à calvície também. No Brasil, a clínica já tem 800 pacientes, a maioria deles do sexo masculino (80%). No entanto, o percentual de pacientes femininos dobrou em menos de um ano.

O método - "O segredo para o sucesso do empreendimento é o método natural. No Brasil, o que predomina são os implantes artificiais e dolorosos de cabelo. Nosso método não é cirúrgico e consiste na integração de cabelos naturais, de forma gradual. O sistema é à prova da gravidade. A garota-propaganda do sistema, na Itália, é uma pára-quedista", explica Alessandro Corona. Por esse motivo, o tratamento é um dos mais caros do mercado. Um tratamento de equilíbrio capilar não sai por menos de R$ 5300, sem incluir a consulta com o dermatologista da clínica, especializado em problemas de alopecia. Um tratamento de reconstrução fica numa faixa, dependendo da gravidade do caso, de R$ 20 a 70 mil. A linha de tratamento – xampus (sem sal), loções, ampolas, máscaras hidratantes e à base de lamas termais – é exclusiva e feita com óleos essenciais. Os produtos são específicos para a saúde do couro cabeludo, o que aumenta o tempo de vida dos cabelos e o comprimento do fio. Além dos tratamentos de prevenção e tratamento, a Cesare Ragazzi Company investe em ações de responsabilidade social e, desde fevereiro de 2003, tem parceria com o Instituto Nacional de Acidentes de Trabalho (I.N.A.I.L.), na Itália. Tal acordo proporciona às vítimas de acidentes d e trabalho, com danos permanentes no couro cabeludo, o tratamento adequado pelo sistema de adensamento capilar não-cirúrgico.Afinal, os cabelos são a moldura do rosto e a garantia de felicidade e bem-estar. “A Cesare Ragazzi está preparada para atender de forma personalizada cada paciente, contando com toda a infra-estrutura necessária para a pesquisa e desenvolvimento de soluções científicas”, explica Ana Maria Ventura, sócia-diretora da Cesare Ragazzi em São Paulo. “Trabalhamos com tecnologia de ponta, mas também com o fator humano. Recuperar a auto-estima das pessoas não tem preço.”

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