Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2008 - 09:24

Contexto na Bienal de São Paulo 2008

Paz, roubo, tradição, educação e comemorações marcam os livros que a Editora Contexto apresentará na Bienal de São Paulo.

A Editora Contexto lançará na 20ª edição da Bienal de São Paulo diversos títulos escrito por grandes especialistas nacionais e internacionais. Um nome de destaque é o do pesquisador e cientista social Jack Goody, autor do livro O roubo da história. Cuidadoso e dono de erudição extraordinária, acumulada em seus quase 90 anos de vida, Goody tem uma obra variada e muito respeitada. Neste livro, que acaba de sair na Inglaterra, ele critica aquilo que considera um viés ocidentalizado e etnocêntrico, difundido pela historiografia ocidental, e o conseqüente “roubo”, perpetrado pelo Ocidente, das conquistas das outras culturas.

O sociólogo Demétrio Magnoli, que estará na programação da Bienal, é outro destaque. Ele organizou o livro História da paz e capitaneou um exército de 15 autores que escreveram sobre os tratados e acordos que culminaram com a paz em diversos momentos da história. Em muitos capítulos o leitor encontrará a influência da religião nos acordos. Esse poder da fé, seus dogmas e a forma de doutrina das três maiores religiões do mundo ocidental estão no livro Os monoteístas – Vol. 2: as palavras e a vontade de Deus, do historiador F. E. Petes, respeitado no mundo todo pelo seu conhecimento da história judaica, cristã e islâmica.

Assim como Peters, a educadora Josette Jolibert é uma referência mundial, só que na área pedagógica. Em Caminhos para aprender a ler e escrever, professores, educadores, diretores de escola e pedagogos encontrarão, mais que um guia pedagógico, uma proposta didática global e coerente para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. O objetivo é formar crianças ativas e comunicativas, que sejam capazes de ler e produzir textos “de verdade”. A autora virá ao Brasil para dar uma palestra na Bienal e lançar o livro.

Ajudar os professores na arte do educar é um mote comum nos livros e na filosofia da Editora. É o caso do livro Como enfrentar a indisciplina na sala de aula, que além do tema tem um dado muito relevante: sua autora, Silvia Parrat-Dayan, trabalhou durante três anos diretamente com o educador Jean Piaget. Para discutir as novidades vigentes na nossa língua escrita, um assunto que estará em muitas mesas de debates é o título de um dos lançamentos da Contexto: O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. De forma didática ele mostra tudo que irá mudar na forma de escrever o português, como o fim do trema e a mudança de acentos e hífens.

A chegada da Família Real ao Brasil marcou com diversos acontecimentos históricos e vida brasileira. O país abriu seus portos, ganhou sua primeira universidade e um parque gráfico, entre outras coisas. Mas com certeza uma das mais relevantes foi o inicio da imprensa brasileira. Para contar como foram esses 200 anos, desde o primeiro periódico até a era digital, a editora apresenta o livro História da imprensa no Brasil. Um assunto muito noticiado pelos nossos jornais, que mexeu com a economia e transformou o cenário brasileiro, está retratado no livro História do café, que conta como foi a sua descoberta na África até se transformar na bebida mais consumida no mundo, só perdendo para a água.

O café também foi responsável diretamente pela chegada dos primeiros japoneses. Com uma cultura muito diferente da nossa, eles não se adaptaram às lavouras, mesmo assim não deixaram de acreditar no Brasil e agora comemoramos 100 anos de imigração. Para entender essa milenar e peculiar tradição a obra Os japoneses, da coleção Povos e Civilizações (que também conta com: O Mundo muçulmano, Os italianos, Os espanhóis e Os franceses), é uma excelente referência, escrita pela sansei Célia Sakurai.

Mas nenhuma influência foi mais forte na constituição do povo brasileiro, que a africana. Para compreender esse fator histórico e pensando na lei nº 10.639, que torna obrigatória a disciplina História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, foram lançados os títulos Diáspora negra no Brasil, África no Brasil, História e cultura afro-brasileira e Racismo e discurso na América Latina, este último tem o apoio da Unesco.

Acima estão alguns títulos que a Contexto levará para a 20ª Bienal de São Paulo. Nesses 21 anos de existência, a Editora se orgulha de ter no seu catálogo mais de 250 livros e cerca de 700 autores nacionais e internacionais, todos grandes especialistas em áreas como: jornalismo, educação, religião, história, geografia, língua portuguesa, meio ambiente, economia, turismo e sociologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira