Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2008 - 09:27

Parceria entre Roche e Biominas será oportunidade para pesquisadores brasileiros

Identificar pesquisas de moléculas ou tecnologias inovadoras e oferecer aos pesquisadores que pretendem colocar seus produtos no mercado a oportunidade de avançarem com os estudos. Isso será possível por meio de uma parceria firmada nesta semana entre a farmacêutica Roche e a Fundação Biominas, empresa brasileira especializada em fomentar negócios em biotecnologia. A Biominas fará a prospecção de empresas ou instituições brasileiras aptas a firmar parcerias com o grupo Roche.

A prioridade da farmacêutica está em cinco áreas: oncologia, doenças inflamatórias, virologia, metabolismo e sistema nervoso central. “Nosso desafio será encontrar tecnologias em estágio de pesquisa avançado e altamente inovadoras, aplicáveis ao modelo Roche e sem impedimento regulatório”, afirma Denise Golgher, Gerente de Tecnologia e Novos Negócios da Biominas. O Grupo Roche afirma buscar a criatividade e a inovação onde elas estiverem, e o Brasil entrou no radar. “A Roche investe em pesquisa e desenvolvimento, anualmente, em todo o mundo, 17% do seu faturamento. Só no ano passado foram US$ 7 bilhões. Com a parceria pela busca de oportunidades no Brasil, a empresa reforça a postura de apostar no potencial de pesquisa do país e dá um grande passo para colocar em evidência estudos de cientistas brasileiros”, diz João Carlos Ferreira, Diretor de Operações Comerciais da Roche.

Apesar dos requisitos, não está descartada a possibilidade de agregar ao portfólio pesquisas em estágios iniciais, desde que apresentem potencial. Pelo acordo estabelecido entre Biominas e Roche, a fundação analisará os projetos promovendo contatos e visitas em instituições e empresas que desenvolvam pesquisas nas áreas de interesse - além dos contatos que a Biominas já possui, a empresa visitará universidades e utilizará a plataforma Lattes, no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPQ), onde estão cadastrados pesquisadores brasileiros. Outra forma de atrair os cientistas será pela publicação de editais.

Após esse processo inicial – que vai do contato ao recebimento dos projetos - serão feitas análises técnicas e, havendo potencial, será oferecida a parceria com a Roche. Toda a estruturação da proposta e a intermediação do contato entre a instituição detentora da pesquisa e a farmacêutica será responsabilidade da Biominas.

“O mais importante nessa parceria é a oportunidade que se abre para a academia brasileira de provar a competência em pesquisa. Além da chance de poder atuar com uma empresa de atuação global e que atua com tecnologia de fronteira”, explica Adriana Moura, coordenadora da Divisão de Direito, Propriedade Intelectual e Aspectos Regulatórios da Biominas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira