Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2008 - 09:48

Fluminenses estão otimistas quanto a seus negócios

Pesquisa do Sistema Firjan revelou que os empresários fluminenses estão otimistas em relação a seus negócios. Dos 108 empresários entrevistados, de 17 setores diferentes, 64,8% disseram que vão manter seus planos de investimento este ano. A revisão dos projetos consta de 35,2% das respostas, sendo que 51,3% são para ampliar o volume de recursos inicialmente previstos e 15,4% para antecipar o início do projeto. A motivação decorre da estabilidade econômica, do aquecimento da demanda interna e do desenvolvimento do mercado de crédito.

Os dados constam da Nota técnica de conjuntura econômica - Avaliação e Expectativas da Indústria Fluminense, elaborada pela diretoria de Desenvolvimento Econômico da Firjan, com base na pesquisa realizada entre os dias 15 de maio e 15 de junho.

As empresas dos segmentos de vestuário, metalurgia e veículos automotores são as que mais acreditam em bons resultados. Na comparação entre o segundo semestre deste ano e o de 2007, todas projetam aumento de vendas. Mais da metade dos entrevistados, 61,1%, esperam vender mais, enquanto 31,5% apostam na estabilidade. Em relação aos 12 meses do ano, as projeções estão ainda mais positivas: a ampliação média esperada gira em torno de 15%.

A pesquisa evidencia também apreensões dos representantes da indústria com o aumento de custos e a taxa de câmbio apreciada. Quase 60% dos entrevistados apontaram o aumento dos custos de produção como principal obstáculo. Outras preocupações citadas foram: competição acirrada, redução de vendas, custo do crédito e alta das taxas de juros. Para a maioria dos entrevistados, a crise americana não é fator de risco. Sete em cada dez disseram não sentir a crise como ameaça aos negócios.

Mesmo com as dificuldades, mais de 80% dos participantes se declararam muito confiantes ou confiantes quanto ao desempenho da economia do país nos próximos seis meses. E quase 85% gostariam que a área tributária fosse prioridade na agenda do governo federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira