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08/07/2008 - 09:49

TIM lança com exclusividade serviço inédito e customizado para usuários de smartphones

Clientes corporativos recebem atendimento personalizado para ampliar o uso de seus aparelhos.

São Paulo – Líder no mercado corporativo, segundo pesquisas da Ericsson e da Associação Brasileira de e-business, a TIM se antecipa ao mercado oferecendo um serviço inédito e customizado para o perfil de cada usuário. Com o objetivo de ampliar ainda mais a satisfação do cliente por meio de um serviço exclusivo, a operadora lança, inicialmente para o mercado corporativo, o Mentor TIM.

A iniciativa marca uma mudança na relação da TIM com os clientes corporativos, passando a atingir diretamente cada um dos profissionais desse segmento por meio de uma consultoria promocionalmente gratuita e personalizada para usuários de smartphones tirarem o máximo proveito de seus equipamentos. Com o Mentor TIM, o usuário receberá uma hora de atendimento customizado de acordo com seu perfil de utilização do smartphone, seus interesses e dúvidas específicas. “Cada hora de consultoria individual é única e exclusiva, voltada para o atendimento completo do cliente”, diz Marco Lopes, diretor de Marketing da TIM.

A tendência mundial é de que os smartphones possuirão cada vez mais recursos. E com as novas redes de terceira geração serão capazes de interagir com velocidade superior. Neste contexto, a TIM se antecipa ao mercado oferecendo um serviço exclusivo que busca aumentar a produtividade das pessoas nas tarefas do dia-a-dia por meio de um maior domínio das inúmeras funções de seus equipamentos.

Segundo estudo da TNS InterScience com 16 mil entrevistados em 30 países, o brasileiro tem mais disposição de adquirir equipamentos com amplas funcionalidades, mas ainda faz pouco uso dos recursos de seus aparelhos, limitando-se aos serviços básicos. De acordo com dados do Gartner Group, as vendas de smartphones no Brasil, em 2007, somaram 576 mil unidades. Para 2008, a previsão é de que o mercado dobre, atingindo um volume de 1,18 milhão. O estudo avaliou o uso de 19 recursos (SMS, câmera fotográfica e de vídeo, MMS - fotos e vídeos -, games, acesso e envio de e-mails, rádio FM/AM, MP3, GPS, TV e vídeo, acesso à Internet, PDA, WiFi, 3G, Bluetooth, touchscreen e vídeo chamada) e constatou que o brasileiro usa 4,8 recursos, contra 6 do consumidor mexicano. Serviços mais sofisticados como localização (LBS) e GPS têm baixa penetração, mas um alto interesse.

O Mentor TIM é reflexo da parceria com a Mobile Mentor, empresa criada há quatro anos na Nova Zelândia, que desenvolveu uma metodologia própria e customizada de atendimento. No Brasil, a TIM tem um contrato de exclusividade por cinco anos.“O objetivo da TIM, ao realizar essa parceria com uma empresa de reconhecida experiência neste modelo de consultoria customizada, é possibilitar que os clientes usem a tecnologia como um facilitador de seu dia-a-dia, aumentando o conhecimento técnico e, conseqüentemente, sua satisfação”, pontua Lopes. “A metodologia busca identificar o perfil de cada usuário e definir a abordagem que será oferecida, de acordo com as necessidades específicas. Nossa experiência no exterior revelou resultados surpreendentes, que agora serão obtidos pelos clientes TIM”, completa Brian Schicker, presidente da Mobile Mentor no Brasil.

O serviço oferece uma hora de consultoria individual voltada para as necessidades de cada cliente, que é promocionalmente gratuita para usuários empresariais de novos contratos ou que tenham efetivado troca de aparelho. O Mentor TIM também pode ser oferecido para grupos, sempre que envolver uma solução corporativa. Inicialmente, disponibiliza suporte nos smartphones BlackBerry (8100, 8300, 8310, 8700, 8800), Motorola Moto Q, Nokia E62, HTC P4351, HTC Touch e HTC Touch Dual. Caso a empresa solicite uma nova sessão de consultoria para o mesmo usuário, será cobrada uma taxa pelo novo atendimento.

O piloto foi realizado no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, entre novembro e março. Hoje, o atendimento do Mentor TIM é presencial, com visitas dos consultores da Mobile Mentor às empresas, atualmente em cinco cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Niterói. O atendimento pelo telefone está disponível nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. O serviço segue o mesmo padrão de qualidade e resultado em todo o País, independente da modalidade ser presencial ou não. A meta é expandi-lo para o todo o Brasil até o final do ano.

Após o atendimento, os clientes participam de uma pesquisa para avaliar o serviço prestado. A média atual aponta um índice de satisfação de 4,7, em uma esclada de 1 a 5.

Perfil da TIM - Primeira operadora móvel a ter presença em todos os estados, a TIM foi pioneira no lançamento de diversos produtos e serviços, entre eles a TIM Music Store, primeira loja de música integrada no celular e na Internet; o BlackBerry, a mais conhecida solução móvel de e-mails do mundo, disponível para clientes corporativos e individuais; e serviços de mensagens multimídia (MMS). Por meio de acordos com operadoras nos cinco continentes, a TIM oferece Roaming Internacional Pós-Pago em mais de 180 países, transmissão de dados e multimídia em mais de 130 países e, desde maio de 2006, tornou-se a primeira operadora do País a oferecer Roaming Internacional Pré-Pago atualmente em mais de 15 países.

Em 2007, a empresa lançou serviços convergentes e inovadores como o TIM Web, acesso sem fio à Internet; o TIM Mais Completo, que une serviços de telefonia móvel, residencial e acesso à Internet; e o TIM Casa Flex para clientes de planos Pós e Pré-Pagos, unindo um número fixo e um móvel no mesmo aparelho e TIMChip. Desde abril deste ano, a oferta 3G da TIM já está disponível nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife e Salvador. O cronograma de implantação de 3G prevê a rápida expansão para outras cidades. Entre os novos serviços de 3G, destacam-se o TIM Web Banda Larga, a Vídeo Chamada e o TIM TV. Até maio de 2008, a base de clientes da TIM era de 33,4 milhões (fonte: Anatel). || www.tim.com.br.

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