Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2008 - 09:05

Pesquisa revela anseios de usuários de óculos

Através de estudo surge nova lente que atende as principais exigências de quem usa óculos.

Se antes eles eram rejeitados devido ao estigma de “fundo de garrafa”, hoje eles estão na moda, completando o visual do usuário. Estamos falando dos óculos que há muito tempo foram alçados de objetos indesejáveis a itens que dão o toque final no estilo de cada pessoa. Assim, cada vez mais a indústria oftálmica tem investido em pesquisas em busca de aperfeiçoar esse objeto que junta saúde e moda. A líder mundial na fabricação de lentes para óculos, a multinacional francesa Essilor, encomendou um estudo mundial para descobrir a qualidade mais importante de uma lente na opinião dos usuários de óculos. Foram 2 mil usuários e cerca de 400 profissionais da área óptica pesquisados, chegando a resultados que propiciaram a empresa chegar a uma nova lente anti-reflexo, a Essilor Crizal A2, que será lançada durante a Abiótica 2008, que acontece entre 16 e 19 de julho, em São Paulo.

O estudo, realizado em oito países (França, Alemanha, Itália, EUA, Brasil, Japão, Hong Kong e Índia) chegou à conclusão de que a nitidez de visão é considerada a qualidade mais importante para os usuários de óculos. Mais de 64% deles manifestaram o desejo de adquirir uma lente anti-reflexo na próxima troca. Dos pesquisados, 40% consideram como a principal desvantagem de uma lente com anti-reflexo, a necessidade de limpeza de manchas e poeira. Mais de 50% dos especialistas apontaram que os usuários que não compram lente anti-reflexo não o fazem porque elas sujam facilmente, sendo difíceis de limpar.

Segundo Thomas Bayer, presidente da Essilor Brasil e da América Latina, a partir dessas informações, o departamento de P&D da empresa buscou desenvolver uma lente anti-reflexo que não concentrasse tanta poeira. “A pesquisa foi essencial para o nosso objetivo final, chegando a Essilor Crizal A2”.

De acordo com o diretor de marketing da empresa, Charles-Eric Poussin, a nova lente, além das qualidades já conhecidas como transparência, resistência a arranhões, facilidade de limpeza, agora possui, também propriedades antiestáticas. Isto é, concentra menos poeira, algo comprovado depois de submetê-la a uma análise sensorial com outro grupo de usuários, que comprovou que ela tem sete vezes menos poeira que uma lente não antiestática. “Pela primeira vez na indústria oftálmica foi utilizada a análise sensorial”, vibra o diretor, acrescentando que ela faz parte de uma nova geração de lentes, representando um grande avanço tecnológico.

O oftalmologista Marcus Sáfady, consultor do Instituto Varilux da Visão, reforça os dados da pesquisa, confirmando que a maioria dos seus pacientes que usam óculos se incomoda com a sujeira e busca maior praticidade para limpá-lo. “Hoje, muita gente prefere usar óculos, mas se aborrecem quando o assunto é limpá-lo. Uma lente que atenda essa exigência pode representar a satisfação plena dos usuários”, acredita Sáfady.

A Essilor é líder mundial em lentes oftálmicas e detentora de 50% do mercado nacional. A empresa investe 5% de seu faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento para lançar novas lentes. São 450 pesquisadores distribuídos em três centros de Pesquisa e Desenvolvimento exclusivos – França, Estados Unidos e Singapura. A empresa realizou lançamentos pioneiros no mundo, como a lente Varilux Pix, a menor lente multifocal do planeta; a Varilux Ipseo, lente tão personalizada que vem com as iniciais do usuário gravadas, a recente Varilux Physio, a primeira lente produzida através de processo totalmente digital e as lentes anti-reflexo Crizal, mais transparentes e resistentes às provas da vida.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira