Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2008 - 09:14

Empresas transformadoras de plástico do Grande ABC contribuem para a expansão do mercado de recicláveis

Em Mauá, município do Grande ABC paulista que concorre ao certificado de “Município Verde”, o APL dos Plásticos do Grande ABC vem oferecendo importante contribuição para a conquista do selo. Criado há pouco mais de um ano, o Arranjo Produtivo do Plásticos do Grande ABC já reúne 51 pequenas e médias empresas transformadoras de plástico, com excelentes ganhos de produtividade. “O objetivo é atingir 60 adesões”, explica Joelton Santos, coordenador do Programa APL Plásticos do Grande ABC, lembrando que essa meta é perfeitamente alcançável, considerando o tamanho do parque industrial em Mauá e outros seis municípios atendidos pelo programa. “A união entre micro e pequenas empresas só tem ampliado o seu potencial competitivo, tanto no cenário local quanto no âmbito global, ao mesmo tempo em que fortalece o pólo industrial”, assinala Joelton. Participam do Projeto APL Plásticos GABC empresas da chamada “terceira geração”, localizadas em sete municípios do GABC paulista (Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Paranapiacaba). O faturamento anual dessas empresas é R$ 2,4 bilhões (6,3% do total nacional). O segmento é responsável por 15 mil empregos na região.

Cooperativa de Trabalho - Uma das características do APL dos Plásticos é fomentar, por meio de consultorias, treinamentos e conscientização, a importância da profissionalização das empresas que compõem a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Reciclagem de Materiais de Mauá (Cooperma). A Cooperma integra o grupo piloto de empresas do APL de Plásticos do Grande ABC e recebe consultorias na parte de processos produtivos, área financeira, marketing e vendas, todos oferecidos pelo programa. As empresas Petrobras/Refinaria de Capuava (Recap), Quattor, Oxiteno e Unipar participam do projeto “Agir Mauá”, doando, periodicamente, toneladas de plásticos, papéis, papelão e copos plásticos, resíduos industriais à cooperativa. “Antes esses materiais eram descartados sem chance de voltar à cadeia produtiva da reciclagem. Hoje, esse material previamente separado, ao chegar à cooperativa, passa por uma triagem, vira varal ecológico feito de garrafas PET e é vendido às empresas de transformação do plástico, alimentando o ciclo da cadeia na região”, conta Joelton.

Mercado de recicláveis em expansão - Em 2007, a Coleta Seletiva de Mauá (Projeto Agir Mauá) enviou 245 toneladas de materiais recicláveis à Coperma, 177% a mais do que o que foi arrecadado em 2005. Além do trabalho de educação ambiental, oferecido aos participantes. O Programa AGIR Mauá ainda divulga gratuitamente o nome e a marca dessas empresas, assim como divulga ações pró-ativas dos demais parceiros. Outro ponto que chama a atenção para este projeto é o processo de profissionalização da Cooperativa, promovida por graduandos do Curso de Administração da Faculdade Mauá, que também faz parte do Comitê Gestor do Projeto AGIR Mauá. Esta profissionalização contempla, entre outras ações, a regularização de pendências jurídicas e fiscais e questões envolvendo segurança, higiene e meio ambiente.

O APL dos Plásticos do Grande ABC - O APL Plásticos do Grande ABC é um programa criado para dar todo o apoio necessário para tornar as micro, pequenas e médias empresas transformadoras de plásticos mais competitivas e em condições de conquistar maior espaço no mercado, exportar, gerar novos empregos e aumentar a qualidade de seus produtos e serviços. E o mais importante: tudo isso com maior rentabilidade. Inovação e aumento de competitividade são primordiais para que as empresas de transformação ganhem mercado e sejam competitivas globalmente, tendo em vista a demanda do mercado nacional e outros mercados. É nesse sentido que o APL trabalha, incentivando o crescimento das empresas para que, no futuro, se tornem médias e grandes, mudando de um patamar de sobrevivência diária para o de competitividade e sustentabilidade dos negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira