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Saara quer vender pela internet, revela pesquisa do Sebrae/RJ


A maior área de comércio popular a céu aberto da América Latina vai se preparar para vender pela internet ainda este ano. Pesquisa realizada pelo Sebrae/RJ em outubro de 2006 junto a 170 micro e pequenas empresas da Saara (Sociedade dos Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências), no Rio de Janeiro, mostrou que a maioria (54,8%) pretende implementar o comércio eletrônico para alavancar suas vendas e aumentar sua competitividade no mercado.

“O mais importante é que essas empresas reconhecem o comércio eletrônico como uma oportunidade de negócio e demonstram interesse em aderir a este sistema como forma de obter vantagem competitiva. O que elas precisam agora é de orientação, capacitação, consultoria e outras medidas que passaremos a oferecer para ajudá-las a ingressar com sucesso neste novo mercado”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta. Segundo ele, a previsão é que, em três anos, as vendas das lojas da Saara dobrem graças ao comércio eletrônico.

Do total de empresas entrevistadas (170), 41 possuem email e 36 também têm seu próprio site e 13% já praticam vendas pela internet. Entre as que não praticam o e-commerce, mais da metade (54,8%) gostaria de vender pela internet e 54% já vendem por meio de cartão de crédito, o que é fundamental para o comércio eletrônico. Atualmente, a Saara já possui 95 lojas (36,4%) vendendo por atacado, o que também é importante para as vendas virtuais.

A maior parte (86,3%) dos empresários e gestores entrevistados reconhecem a importância de possuir sistemas informatizados. Mais da metade (55,4%) das empresas já está informatizada e 7,8% estão em processo de implantação. Entre os sistemas informatizados ou em fase de implantação, estão programas para controle de vendas (93 empresas); controle de estoques (78), cadastro de clientes (67); cadastro de fornecedores (65) e controle de salários (44).

Quase metade dos sócios/proprietários (49,7%) e mais da metade dos funcionários (55,1%) afirmam ter conhecimentos básicos de informática. Um terço (29,6%) dos sócios/proprietários afirma dominar conhecimentos de informática. Este índice cai para 13,8% entre os funcionários. As empresas querem apoio do Sebrae/RJ, seja através de capacitação (36%), eventos (21%), consultoria (19,8%), central de negócios (10,9%) e orientação para acesso ao crédito (10,2%), entre outros.

Números vão nortear ações - A pesquisa realizada pelo Sebrae/RJ é o primeiro passo de uma série de ações previstas no Projeto Comércio Varejista da Saara, com foco na estruturação do comércio eletrônico e na melhoria da gestão das empresas. São parceiros do Sebrae/RJ nesta iniciativa a Saara, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), a Caixa Econômica Federal e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

“A pesquisa de opinião é considerada ferramenta fundamental para viabilizar a implantação do projeto”, destaca Sergio Malta. A iniciativa prevê um conjunto de medidas nas áreas de associativismo, tecnologia da informação, crédito, capacitação e marketing, com objetivo de ampliar a competitividade, a atratividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios existentes no local. O objetivo final é tornar o Saara virtual uma realidade até 2008, utilizando o e-commerce para ampliar as vendas e a geração de empregos.

O próximo passo será apresentar os resultados da pesquisa para os empresários da Saara, juntamente com a apresentação de um caso de sucesso da empresa carioca Corpo Perfeito, que se tornou líder nacional na venda de suplementos alimentares pela internet. O case foi apresentado em reportagem sobre empreendedorismo jovem em outubro, no programa Fantástico, da TV Globo.

O Sebrae/RJ já começou a articular a participação de empresários locais em seminário sobre comércio eletrônico para as MPE, que será realizado na instituição, no dia 20 de março. O evento, que faz parte de um circuito nacional, é promovido em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net) e Correios, com o apoio dos portais Visanet, Google, Buscapé, E-Bit e Universo Online (UOL).

Uma das principais ações já previstas é a criação de um telecentro para capacitar os empresários e funcionários da Saara. O projeto, a ser elaborado pelo Sebrae/RJ, será apresentado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Entre outras ações propostas, está a reformulação do site da Saara (www.saarario.com.br), tornando-o mais atrativo.

Será elaborado ainda um plano de marketing para a Saara, com sugestões como o guia de compras por meio eletrônico e impresso, calendário de eventos conjunto e outras. Também podem ser viabilizadas parcerias para potencializar o segmento do turismo de compras na Saara. Também será realizada uma palestra sobre varejo virtual.

Saiba mais sobre a pesquisa - Com nível de confiança de 95%, a pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 30 de outubro, mês que antecedia o maior movimento de vendas na região, que começa em novembro, por conta do Natal. Foram entrevistadas 170 do universo total de 240 empresas associadas à Saara. Juntas, as empresas ouvidas na pesquisa empregam 2.158 funcionários fixos e 332 temporários. A média é de 13 fixos e dois temporários por empresa.

A pesquisa identificou as empresas por setor de atividade, ramo de negócio, número de empregados, cargo do respondente (proprietário ou gerente) e empresários que possuem mais de uma loja na região. Quanto à capacitação, as empresas foram avaliadas sobre cursos de gerenciamento e treinamentos regulares para funcionários.

Com relação à prática de vendas, a pesquisa buscou saber os meios de pagamento aceitos pelas empresas, se praticam vendas a prazo ou pela internet e se estariam dispostas a fazê-lo. Levantou-se ainda quantas empresas possuem site ou email.

Os conhecimentos de informática dos sócios/proprietários e dos funcionários também foram avaliados. Ainda na parte de informática, a pesquisa procurou saber se as empresas possuem sistemas informatizados, quais são os tipos utilizados ou que estão em processo de implantação. O nível de entendimento dos empresários sobre a importância da utilização desses sistemas também foi avaliado.

Perfil - A grande maioria (91,6%) é de empresas do setor de comércio (total de 164 estabelecimentos). Das 169 respondentes, 49 são do setor de vestuário, 31 de jóias e bijouterias, 22 bazares, 15 de alimentos, 13 de calçados, 12 de artigos para festas, 6 do setor têxtil e 57 de outros segmentos (aí incluídas as empresas multisetoriais). Boa parte (34,1%) possui mais de uma loja na Saara. Dos entrevistados, 45% são sócios/proprietários, 43,2% são gerentes e 11,8% exercem outras funções nas empresas.

Treinamento - Boa parte das empresas entrevistadas (67,1%), os gestores nunca participaram de cursos de gerenciamento. Entre os que participaram (32,9%), a maioria (38 respondentes) afirma ter feito cursos de técnicas de vendas, seguidos por marketing (28); gestão e administração de pessoal (23); planejamento estratégico (20); gestão financeira (19) e plano de negócios e formação de preços (13). Mais 72,2% não oferece treinamento regular para os funcionários.

Vendas - A maioria das empresas (164) pratica vendas a varejo e 95 delas também afirmam vender no atacado. Do total de entrevistados, 85,5% praticam vendas a prazo. Enquanto 24 empresas não vendem a prazo, 37,5% estão dispostos a fazê-lo. Um terço (30,4%) vende em dinheiro, 27,8% em cartão de débito; 27,3% em cartão de crédito e 12,7% em cheque.

O que é o Saara - Referência do comércio de rua no Centro do Rio de Janeiro e considerada o maior mercado popular da América Latina, a Saara dá nome a uma associação formada em 1962 pelos comerciantes de uma das mais antigas e dinâmicas áreas comerciais cariocas, que envolve as ruas dos Andradas, Buenos Aires e Alfândega e a Praça da República, no Centro da cidade.

Atualmente existem cerca de 1,2 mil micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviço, sendo 640 lojas, 160 sobrelojas e 400 escritórios comerciais, instaladas no perímetro urbano que envolve 11 ruas, no Centro da cidade, conhecida como Saara. A área concentra estabelecimentos de diferentes ramos de atividade: confecções, cama, mesa e banho, brinquedos, ferragens, jóias, bijuterias etc, que chegam a atrair 100 mil pessoas nos períodos de pico.

Com sua fama reconhecida, a Saara hoje ruma ao mercado virtual, para se fortalecer no mercado, diante da concorrência com grandes redes de comércio varejista. Para o Sebrae/RJ, a concentração e a variedade de lojas na região, a diversidade de mercadorias e o grande fluxo de pessoas justificam a necessidade de se organizar um projeto que contribua para o aumento da atratividade, sustentabilidade e competitividade da Saara. A partir da utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação, prevê-se a implementação de ações que possam contribuir para tornar o Saara virtual uma realidade.

“A implementação deste projeto, contando com parcerias importantes como a Caixa, Facerj, Prefeitura e a comunidade empresarial, poderá ampliar substancialmente o fluxo de visitantes e os negócios, atraindo novas programações decorrentes desse processo, contribuindo para o aperfeiçoamento da qualificação de empresários e empregados e o aumento da geração de trabalho e renda na região”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/RJ.

O projeto Saara Virtual - O comércio eletrônico na Saara é uma das atividades previstas no TEC 3000, programa de integração nacional desenvolvido pela CACB, com apoio da Caixa, Unisys e Phoenix, empresa de fomento mercantil criada pela Saara para apoiar o desenvolvimento da região. A solução TEC 3000 para a Saara envolve investimentos da ordem de R$ 70 milhões para a modernização de toda a área com informatização completa e padronização das lojas de acordo com as normas do corredor cultural da cidade.

O projeto prevê a criação de um cartão de crédito próprio, um portal na Internet para comércio eletrônico de mercadorias, e até a construção de um edifício com capacidade de armazenamento de 3,6 metros cúbicos de cargas e que também deverá abrigar um terminal turístico rodoviário, um centro cultural e lojas de conveniência.

Uma das iniciativas já em prática é o Cartão Saara, que prevê vantagens como descontos especiais e parcelamento em até 24 meses aos consumidores. Lançado em abril de 2006, com apoio da Caixa Econômica e da CACB, o cartão de crédito próprio, de bandeira Visa, já é oferecido às milhares de pessoas que circulam diariamente pela área, com objetivo de promover a fidelização dessa clientela potencial. Um estande para adesão de consumidores está montado na esquina das ruas da Alfândega e São Domingos. A emissão do cartão é gratuita.

Com o objetivo de integrar e dar apoio comercial a 2,5 milhões de micro, pequenas e médias empresas por todo país o programa Tec3000 hoje, através da CACB, reúne 27 federações e 2.200 associações comerciais. O Programa Tec3000 ainda oferece uma linha de crédito diferenciada aos associados através do convênio com a Caixa. O programa pretende padronizar a integração dos processos, como as transações financeiras e compra e venda de mercadorias.

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