Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2008 - 10:30

Da Intranet do Governo do Estado do Rio de Janeiro

O que parecia um sonho vai se tornar realidade para os dependentes previdenciários dos servidores do Estado. Depois de reduzir para 30 dias o prazo para atendimento de benefícios e revisões, o diretor-presidente do Fundo Único de Previdência Social, Wilson Risolia Rodrigues, anuncia que as pensões serão concedidas imediatamente a partir de setembro. Com toda a documentação em mãos, o requerente resolverá todo o processo em menos de meia hora, com uma única visita a um dos postos do RioPrevidência.

A iniciativa pioneira será implementada como projeto-piloto na agência do RioPrevidência em Niterói, cuja inauguração está prevista para o fim de agosto. Localizado na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, o posto de atendimento seguirá os novos padrões de excelência estabelecidos pelo Fundo, oferecendo mais segurança e conforto a servidores e pensionistas (confira a imagem acima). A concessão de pensão instantânea também será disponibilizada por uma agência móvel (veja a foto abaixo), que levará os serviços do RioPrevidência a todo Estado do Rio de Janeiro.

- Havia casos constrangedores de pessoas que esperavam anos pela regularização de sua pensão. Não se trata de favor aos servidores e pensionistas. É nossa obrigação investir e treinar uma equipe capaz de oferecer os melhores serviços no menor prazo possível aos clientes do RioPrevidência - comemora Wilson Risolia.

Para agilizar a concessão de benefícios, o novo processo de pensões estará interligado ao Sistema de Administração de Pessoal (SAPE) da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A integração ao banco de dados do Estado vai permitir a consulta em tempo real aos dados dos servidores, inibindo fraudes e diminuindo a burocracia.

- A integração em rede vai permitir que os funcionários do RioPrevidência tenham acesso imediato aos dados disponíveis e atualizados dos servidores do Estado. Vamos reduzir consideravelmente o risco operacional - explica Maria do Carmo de Pinho Mello, coordenadora de Desenvolvimento de Sistemas da Seplag.

A eficiência do novo sistema de concessão de pensões no Estado do Rio também contribuirá para acabar com a ação de advogados oportunistas que fazem plantão na porta das agências do RioPrevidência. Aproveitando-se do desespero de pensionistas que demoravam meses para receber o benefício, eles prometiam resolver o problema, em troca de uma fatia da pensão a que os cidadãos tinham direito.

Vamos acabar com o mercado negro da pensão. É um crime ver os pensionistas, que ainda choram a perda de um ente, sofrerem para receber um direito. Em menos de 30 minutos, o pensionista vai receber um comprovante atestando a implementação da pensão e informando a data do primeiro pagamento - afirma o diretor de Seguridade do RioPrevidência, Roberto Moisés dos Santos. | Relação completa de documentos necessários para habilitação em pensão: www.rioprevidencia.rj.gov.br/duvidas_servidor/documentacao_pensao.htm

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira