Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Rio vai ganhar um centro de referência em artesanato

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Sebrae/RJ já iniciaram contatos que podem culminar em futuras parcerias que contemplem as micro e pequenas empresas e pequenos empreendedores. Sergio Malta, diretor-superintendente do Sebrae/RJ, e Luiz Paulo Conde, secretário estadual de Cultura, se encontraram dia 28 de janeiro, para discutir diversas ações de apoio ao setor da cultura e entretenimento.

O destaque da pauta foi o projeto de criação do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. A proposta do Sebrae/RJ, que tem apoio do Sebrae Nacional, é transformar a cidade em uma grande vitrine para a produção de artesãos de todo o País, criando um verdadeiro showroom para os turistas nacionais e internacionais. O local também seria destinado a capacitação de artesãos. Os bairros mais cotados para receber o empreendimento são Leblon (zona sul) e Lapa (centro).

A idéia já havia sido discutida durante visita de Luiz Paulo Conde à sala vip do Sebrae no Fashion Rio, o principal evento de moda da cidade, realizado de 15 a 19 deste mês. Recebido pelo presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto, e pelo superintentendente do SEBRAE/RJ, Sergio Malta, o secretário fez um pedido para que sejam estreitados ainda mais os laços da instituição com o poder público estadual.

Conde pediu apoio da instituição para a a criação da central técnica de Inhaúma (zona norte), escola para formação teatral voltada a profissionais de atividades como cenografia, som, iluminação, figurinos etc. Em contrapartida, Okamotto pediu apoio do estado para implementar o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro.

Na reunião ficou acertada uma visita do diretor-superintendente do Sebrae no Rio e do corpo técnico da instituição à Secretaria de Estado de Cultura para discutir as propostas de parceria. A idéia inicial é levar o ensino do empreendedorismo aos alunos formados pela escola de Inhaúma, visando incentivar a geração de pequenos negócios na cadeia produtiva da indústria do entretenimento.

O encontro desta segunda-feira aconteceu no Restaurante Navegador, no Centro do Rio, e contou com a presença, entre outros, da sub-secretária de Cultura, Angela Leal, e do assessor de Relações Internacionais do Sebrae/RJ, Álvaro Albuquerque. Na oportunidade, foram discutidos projetos de revitalização dos museus do Estado do Rio e também o apoio à gastronomia como elemento cultural.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira