Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2008 - 11:06

Alta dos preços dos alimentos aumenta a importância do Dia Mundial da Alimentação

Tema de 2008 é sobre os desafios para a segurança alimentar .

Em poucas ocasiões o Dia Mundial da Alimentação teve tanto significado como neste ano, momento em que o rápido aumento dos preços dos alimentos pode fazer aumentar o número de vítimas da fome, afirmou hoje o responsável da FAO para o evento, Sidaty Aidara.

"A Segurança Alimentar Mundial: os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia" é o tema de 2008 para a celebração do Dia Mundial de Alimentação (DMA), no próximo dia 16 de outubro. A data, aniversário da fundação da FAO em Quebec (Canadá) em 1945, é celebrada em cerca de 150 países.

Com mais de 850 milhões de pessoas subnutridas no mundo, os preços elevados dos alimentos aumentam a dificuldade não apenas dos que sofrem de fome, mas também dos que estão no limiar da pobreza.

As implicações da alta dos preços e as questões associadas a ela foram discutidas recentemente na Cúpula de Alto Nível sobre a Segurança Alimentar Mundial, que ocorreu na sede da FAO de 3 a 5 de Junho e contou com a participação do Secretário Geral da ONU, de 41 chefes de de Estado ou Governo e de 181 países.

Em dezembro passado a FAO lançou também sua Iniciativa relativa à alta de preços dos alimentos (ISFPM, por suas iniciais em inglês), com o objetivo de ajudar os agricultores dos países mais pobres pelo fornecimento de sementes, fertilizantes e outras ferramentas necessárias para estimular a produção agrícola na próxima temporada de plantio, em 2009.

As atividades do Dia Mundial da Alimentação têm como meta ampliar a consciência mundial num esforço para reduzir os efeitos de condições climáticas cada vez mais extremas na agricultura e do impacto dos biocombustíveis na produção de alimentos.

Na semana do Dia Mundial da Alimentação, de 14 a 17 de outubro a FAO sediará uma reunião do Comité de Segurança Alimentar Mundial, para avaliar a atual situação alimentar no mundo e suas implicações no futuro.

Durante o encontro haverá diversos eventos especiais para tratar de forma específica o impacto dos altos preços dos alimentos na nutrição, questões de segurança alimentar e as políticas adequadas para fazer frente à situação.

A cerimônia oficial do Dia Mundial da Alimentação será na sede da FAO, em Roma, no dia 16 de Outubro, com a participação dos Estados membros, da sociedade civil, e, pela primeira vez, de representantes da Associação Européia de Ligas de Futebol Profissional (AELFP) e da Conferência Africana de Futebol (CAF).

A AELFP e a CAF tabalham em conjunto com a FAO como parte de uma iniciativa das Nações Unidas para promover o esporte como ferramenta para o desenvolvimento e a paz através de uma campanha chamada "O futebol profissional contra a fome".

Entre os inúmeros eventos do Dia Mundial da Alimentação estão simpósios, mesas redondas, shows e uma teleconferência anual sobre questões alimentares a nível mundial.

Haverá também uma cerimônia especial sobre a data na sede central das Nações Unidas, em Nova York, no dia 17 de Outubro; a terceira edição da Marcha pelos Alimentos, em Roma, em 19 de Outubro, onde são esperados mais de 4 mil participantes, e uma vigília mundial à luz de velas no dia 21 de Outubro, que será celebrada em Roma e em outras cidades de diversos países.| www.fao.org.br | www.presidencia.gov.br/consea

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira