Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2008 - 08:58

Cristo do século XVI é destaque no estande da FINEP na SBPC

Uma imagem do Cristo crucificado, esculpida em madeira policromada no século XVI, é uma das atrações do estande da FINEP na ExpoTec, feira de tecnologia que acontece durante a 60ª Reunião Anual da SBPC - de 14 a 18 de julho, no campus da Universidade de Campinas. Na restauração da obra de origem espanhola, que pertence ao gabinete da Presidência da República, o Laboratório da Ciência e Conservação da Escola de Belas Artes da UFMG empregou métodos inovadores que permitiram identificar as técnicas e materiais utilizados pelo artista.

Além do Cristo, estarão expostas outras três peças - uma tela em óleo de Nossa Senhora dos Índios, uma imagem de São Miguel Arcanjo e um oratório - todas do período colonial que passaram pelo mesmo processo de recuperação. No estande da FINEP na ExpoTec, os visitantes terão a oportunidade de conhecer essas obras em um ambiente interativo.

O Laboratório da UFMG é uma das instituições apoiadas pela FINEP no projeto Restaura BR, que destinou recursos para melhoria da infra-estrutura científica e tecnológica de centros de pesquisa para conservação e restauração de bens culturais no País. Isso permitiu, entre outras coisas, a constituição de uma rede multidisciplinar de profissionais na área de conservação e restauração de objetos e edificações antigas e contemporâneas.

No caso da UFMG, os recursos ajudaram, ainda, na aquisição de novas tecnologias, como uma câmera digital ultra-moderna que permitiu identificar, com precisão, o material utilizado no fio de cabelo do Cristo, esculpido em madeira Tíbia, muito comum na Europa. Outro sofisticado aparelho de radiografia, capaz de mostrar em detalhes as técnicas e os materiais utlizados nas esculturas, também serviu para identificar a tinta usada para fazer o sangue. | www.finep.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira