Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2008 - 09:02

Mercado nacional impulsiona vendas de aftermarket da DHB

O forte aquecimento do mercado automotivo está impulsionando não apenas a venda de carros novos, mas também o mercado de reposição. A DHB Componentes Automotivos, uma das principais fabricantes de sistemas de direção da América Latina, encontrou nesse cenário a oportunidade de intensificar suas vendas no mercado de aftermarket no Brasil e no exterior aumentando seu market share e disputando espaço com empresas globais. A empresa, que tem capital nacional, vem desde 2005 crescendo 25% ao ano na comercialização de peças para reposição no mercado interno, percentual acima da média de 10% a 13% registrada pelo setor. Em 2008, projeta ampliar 30% seu faturamento na reposição com a receita de R$ 60 milhões, incluindo exportações.

“Esse valor representa 16% do faturamento total da empresa, que deve chegar a R$ 413 milhões neste ano. A previsão é de que em 2009 o aftermarket tenha uma participação de 20% no faturamento total, chegando a R$ 85 milhões”, afirma o gerente de Aftermarket da DHB, Marcos Damásio.

O resultado é impulsionado principalmente pelo aumento de negócios com médias e grandes redes de distribuidores de peças do País. Em 2007, a empresa reestruturou sua equipe de representantes no território nacional para intensificar a atuação no atacado em todas as regiões, com maior divulgação dos produtos e das novas aplicações. A empresa conta também com uma rede de mais de 100 postos autorizados e previsão de inauguração de mais 60 postos até 2009. “Um dos principais ativos da empresa é a marca DHB, já reconhecida pela qualidade. O fato de a empresa fornecer para as principais montadoras e atender às exigências desse mercado faz com que os produtos de reposição ganhem um valor agregado, vistos como originais de fábrica”, explica.

A empresa consegue disputar espaço, aliando qualidade com custo competitivo. Um dos destaques de vendas são os kits de conversão de direção manual para direção hidráulica, cujo share chegou a 30% no País em 2007. Outro foco é a comercialização de produtos da linha mecânica, como caixas de direção, pivôs de suspensão, articulações e terminais de direção. A marca é líder no segmento de bombas hidráulicas, consagrando-se como um dos maiores fabricantes da América Latina. No Brasil, detém 84% do mercado de reposição.

Além dos clientes nacionais, a DHB também tem ampliado as vendas de produtos para reposição no exterior, principalmente para o Oriente Médio. Em 2008, o faturamento já cresceu 40% em relação ao ano passado. A previsão é de que o mercado externo represente 14% da receita de aftermarket em 2008. As bombas e mecanismos hidráulicos são os principais produtos comercializados no exterior.

Para manter sua trajetória de expansão, a fábrica investirá no lançamento de novos produtos para reposição e novas aplicações. Em abril, foi apresentada em feira no Nordeste a bomba hidráulica para linha pesada, destinada a caminhões e ônibus. Também está previsto o lançamento de barras de direção e reparação para sistemas de direção da linha pesada. Para veículos leves, devem ser lançadas novas aplicações de bombas hidráulicas, terminais, pivôs e axiais.

Perfil DHB - A DHB é a maior fabricante de sistemas de direção da América Latina, com capital 100% nacional.

Desde 1967, fornece produtos para as mais exigentes montadoras no Brasil e no exterior e está presente em mais de 20 países. Sediada em Porto Alegre (RS), possui uma área de 17.500 metros quadrados de instalações e cerca de 1.500 colaboradores. Conta com uma rede de mais de 100 oficinas autorizadas no País responsáveis pela venda de peças de reposição e suporte técnico aos produtos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira