Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2008 - 09:31

Secretário de Turismo apresenta projeto de Sinalização Turística para o litoral pernambucano


Queixa recorrente tanto de turistas quanto dos próprios pernambucanos, a ausência de placas que indicam os principais destinos turísticos do litoral do Estado está sendo solucionada. O secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, apresentou, no dia 10 de julho (quinta-feira), o Projeto-executivo de Sinalização Turística para os 187 quilômetros da costa litorânea do Estado. A exposição contou com a presença do presidente da Empetur, José Ricardo Diniz, do secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, do presidente da ABIH-PE, José Otávio Meira Lins, do presidente da ABAV-PE, Jorge Salles, e do presidente da Astur-PE, Rogério Beltrão, entre outros representantes do trade turístico pernambucano.

Com recursos do Ministério do Turismo, o orçamento previsto para a implantação do projeto é de R$ 5,825 milhões. Com base no material, as placas de sinalização serão implantadas pela empresa vencedora da licitação para a execução do projeto elaborado pela Geossistema. A publicação do edital deve acontecer ainda neste mês de julho. A partir daí, a previsão para o início dos serviços é de 90 dias e para a execução, seis meses. O prazo para conclusão é março de 2009.

“Pela primeira vez, Pernambuco vai contar com um projeto de sinalização turística. Com isso, cada um dos municípios vai passar a contar com um roteiro. A nossa meta é que, nos próximos três anos, ou seja, até o final da gestão Eduardo Campos todo o Estado conte com uma sinalização turística, que seja a melhor do Brasil”, declarou o secretário Costa Filho. Ele informou que, depois do litoral, a meta é sinalizar a região do Vale do São Francisco e, em seguida, o agreste meridional e as microrregiões estaduais. As ações estão previstas no Prodetur Nacional, que terá o protocolo de intenções assinado no próximo dia 28. Na ocasião, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, estará em Pernambuco.

De acordo com o projeto apresentado, serão instaladas aproximadamente 450 placas, 130 grandes pórticos, 30 semi-pórticos, cerca de 60 pontos de interseção de vias serão sinalizados, quase 40 atrativos turísticos receberão 90 placas interpretativas. Todo o material respeitou os critérios do DER, para rodovias estaduais, e do DNIT, para as federais. A distância entre cada placa fica entre 300 e 400 metros.

A sinalização vai proporcionar um melhor acesso ao patrimônio histórico, tais como igrejas, conventos, engenhos, grandes sítios históricos; além das belezas naturais pernambucanas como praias e piscinas naturais. Preparado com consistência, o projeto já planejou sinalização para a via de penetração dupla, ampliação da PE-09, duplicação da PE-60 (trecho entre o acesso ao Porto de Suape e a entrada de Porto de Galinhas) e a duplicação da BR-101 Sul e Norte.

O presidente da ABAV-PE parabenizou a iniciativa da Setur e destacou o momento de união que o trade turístico vem atravessando. “Pernambuco está saindo do caos em que o turismo estava há anos. Nós tínhamos tudo para vender o destino, mas não possuíamos o produto na prateleira como temos agora”, declarou, acrescentando que o projeto de sinalização, do modo como foi concebido, está oferecendo rotas turísticas aos visitantes. “Por tudo isso, a entidade que represento sente-se gratificada”, finalizou Jorge Salles.

Para o presidente da ABIH-PE, a sinalização turística representa uma conquista para o trade pernambucano. “Há cerca de 20 anos, a queixa de falta da sinalização já aparecia como uma queixa entre os turistas. É uma notícia muito boa saber que esse projeto finalmente vai sair”.

Costa dos Arrecifes - Funcionando como instrumento de divulgação do Pólo Costa dos Arrecifes, as placas contemplarão os municípios de Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Abreu e Lima, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande. A Sinalização também atende a Recife e Olinda, orientando a entrada às entradas dos dois municípios. Para a elaboração do projeto, essas cidades receberam visitas da empresa contratada acompanhada por técnicos da Setur, do DER e da Fundarpe.

O objetivo era diagnosticar as áreas verificando as potencialidades turísticas e analisá-las conforme critérios técnicos, tais como acesso, hospedagem, comércio e opções de alimentação. Foram preenchidas mais de 200 fichas com elementos turísticos do litoral pernambucano para o estabelecimento de uma hierarquia que foi utilizada no projeto-executivo da sinalização.

Somada a isso, a força de atratividade dos destinos turísticos foi levada em consideração para a aplicação das placas, exemplificando para a Praia de Porto de Galinhas foi traçado um raio de abrangência de 100km e para Serrambi, um raio menor de 40 Km. Vale salientar que esse alcance foi estabelecido de acordo com norma adotada pelo trade turístico internacional, a qual prevê que o turista considera passar uma hora em um veículo para chegar a um ponto de visitação ou menos, dependendo da atração. Todo esse procedimento foi determinante para a aplicação das placas indicativas, interpretativas, de boas-vindas e especiais, incluindo pórticos especiais e semi-especiais.

Tipos de placas - Na entrada da BR-101 Norte e Sul e na PE-60 Sul, serão fixados pórticos, contendo placas de boas-vindas ao turista e já apresentando uma informação geral sobre as potencialidades turísticas para que cada via oferece acesso e destacando a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais e as piscinas naturais.

Mais adiante poderá ser encontrado um semi-pórtico com informações mais específicas e, à medida, que se aproximar do destino turístico as placas fornecem dados mais precisos. Alguns pontos importantes como, por exemplo, as principais praias do Litoral Sul e Norte receberão pórticos especiais, que vão conduzindo o turista por meio do “você está aqui”.

Ao chegar ao local almejado, o visitante encontra uma placa interpretativa que contém dados sobre o ponto turístico, incluindo história, imagens e, em alguns casos, um mapa que o contextualiza no patrimônio do restante do município e sugere visitação a outros locais próximos. Essas placas são bilíngües com textos em português e inglês. Tratando sobre a história do município, as placas interpretativas também serão instaladas em lugares de grande movimentação das cidades. | Foto:(esq./dir.) Secretário-executivo de Turismo de Pernambuco, Tomé Franca, o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, e o secretário de Turismo de Recife, Samuel Oliveira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira