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11/07/2008 - 09:44

Relacionamento com fornecedores como vantagem competitiva

Gerenciar o relacionamento com fornecedores é fator decisivo para a redução de despesas e custos, otimização de processos e prestação serviço ao cliente. Para Marcelo Lombardo, diretor de tecnologia da New Age Software, é a hora dos empresários apostarem na gestão inteligente dos prestadores de serviços.

A principal razão que levou à utilização dos serviços terceirizados em grande escala nas empresas brasileiras foi manter o foco no seu core-businnes. Designar parceiros para executar as atividades que não são a sua especialidade tornou-se estratégico, ainda reduz custos, evita a contratação de mão-de-obra desnecessária e dá mais agilidade aos processos. Com tantos benefícios, a estratégia de outsourcing não é mais nenhuma novidade para os empresários. Hoje, o diferencial competitivo está em como gerenciá-los bem.

Atualmente o ambiente empresarial está definido basicamente de duas formas; de um lado do balcão estão as empresas compradoras, e do outro lado estão os prestadores ou fornecedores de serviço. Para Marcelo Lombardo, diretor da New Age Software, a única forma de gerir estrategicamente os serviços terceirizados e obter os lucros esperados é com a utilização da tecnologia da informação como os softwares de SRM – Supplier Relationship Management, ou no português, Gestão das Relações com Fornecedores. “A gestão dos fornecedores ganhou um forte apelo dentro das empresas, pois com um grande número de terceirizados, o setor de compras torna-se estratégico nas empresas na redução de custos e melhoria do atendimento ao cliente final.”

Segundo Lombardo, houve uma ruptura do modelo do SRM existente até então, pois antes todos os sistemas disponíveis tinham como foco na gestão de compra de produtos. “Há uma nova tendência: no mercado convivem não apenas empresas que compram produtos, elas também adquirem serviços”, revela. Pensando nesse paradigma, a New Age Software criou a plataforma, intitulada de SRM+, voltada para a prestação de serviços, na qual as áreas de contratos ou gestão de compras não estão mais obrigadas a trabalhar com sistemas focados em produtos.”

“Foi-se o tempo em que as empresas adquiriam apenas peças, produtos ou materiais ligados à área de produção. Hoje, elas fazem uso dos serviços que os prestadores têm a oferecer. Aí está a diferença: os serviços não recebem o mesmo tratamento fiscal, tributário, natureza de operação ou o mesmo tipo de contrato para locar uma máquina. O modo de avaliar a renovação de contrato de um colaborador terceirizado também é diferente”, elucida Lombardo.

Para Lombardo, é neste cenário meticuloso, da gestão de relacionamento com fornecedores de serviços que o SRM+ inseriu módulos capazes de gerir, planejar, mensurar os diversos pontos existentes em um contrato e ainda atentar as regras tributárias.

“Desenvolver bons relacionamentos com fornecedores de excelência são prioridades competitivas, que farão com que a organização consiga reduzir custos, ter pontualidade na entrega dos serviços ou até de produtos adquiridos. Esse é um dado que deve ser estudado pelos gestores das empresas, das áreas de compras e contratação como vantagem competitiva. Com o SRM+, a TI poderá contribuir com setores carentes de otimização e os resultados serão colhidos por toda a empresa,” finaliza Lombardo.

A New Age Software é uma empresa brasileira de sistemas para gestão empresarial, com 18 anos de mercado e pioneira, há mais de oito anos, em aplicativos 100% web based.

É especialista em softwares de gestão de relacionamento com fornecedores com foco na contratação de serviços e projetos - SRM (Supplier Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning). Com tecnologia de vanguarda, seu grande diferencial está no profundo conhecimento e experiência das regras de negócio dos segmentos em que atua: automotivo, mineração, mecânica pesada, petróleo e gás, projetos e obras, saúde e siderurgia.

Localizada em São Paulo, conta com filiais no Rio de Janeiro, em Campinas e parcerias no Espírito Santo e Santa Catarina.

Possui mais de 100 clientes, entre eles: ArcelorMittal, Bandag, Chevron Texaco, Contax (Telemar), Halliburton, IRB Brasil, Merse, Recapex, Sertic, Socil e Thyssenkrupp. || www.newage-software.com.br

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