Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2008 - 09:45

Tesacom e Inmarsat lançam serviço de banda larga móvel via satélite no Brasil

Solução BGAN permite troca de dados e voz em ambientes remotos com velocidade de até 492 kbps.

A Tesacom do Brasil, empresa de telecomunicações especializada em soluções satelitais, foi escolhida pela Inmarsat, principal fornecedora de comunicações globais móveis via satélite, como um dos representantes oficiais para comercialização da BGAN no Brasil e outras localidades da América Latina, como Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Colômbia, Equador e Bolívia. Com o aparelho BGAN, informações podem trafegar com velocidade de até 492 kbps (VPN em conexão compartilhada) e 256 kbps (em streaming dedicado). Os terminais são extremamente portáteis, leves e com suporte para todos os principais produtos de VPN e normas criptográficas, podem ser utilizados no mundo inteiro, e têm as interfaces de usuário padronizadas.

Além das indústrias naval, aeroespacial e imprensa, empresas dos mais variados setores podem usufruir dos benefícios. A Inmarsat também lançou uma versão marítima do BGAN, conhecida como FleetBroadband, além do SwiftBroadband que oferece os mesmos serviços em aeronaves. Jose Sanchez Elia, CEO da Tesacom, explica que a portabilidade é um dos principais benefícios do BGAN. "É possível montar um escritório no meio do deserto, na selva amazônica ou até mesmo manter a comunicação operante quando o avião está em pleno vôo", diz. O executivo ressalta que o modelo de comercialização é sob demanda, "o valor cobrado está relacionado à quantidade ou tempo de uso de banda. Com este formato, usuários também se beneficiam da redução de custos." A empresa espera ampliar o faturamento em até 50% em 2008 com a comercialização do BGAN.

O serviço, disponível na Europa, África, Oriente Médio, Ásia, América do Norte e do Sul há cerca de dois anos, é realizado via I-4, os satélites de comunicações comerciais mais avançados do mundo lançados pela Inmarsat - atualmente dois satélites estão em órbita e o lançamento do terceiro a integrar a constelação está previsto para agosto deste ano. "O BGAN representa um grande pulo para comunicações móveis em banda larga, e já conseguiu alavancar operações de milhares de empresas pelo mundo, e o serviço será agora disponibilizado no Brasil", diz Michael Butler, presidente e COO da Inmarsat.

A solução já foi utilizada, por exemplo, em estudos de mudanças climáticas e emissão de gases tóxicos, exploração de minas, cobertura de guerras pela imprensa internacional e até mesmo em operações de extração da indústria de óleo e gás. "O Brasil representa um dos principais mercados da Inmarsat e o BGAN será capaz de enfrentar os desafios da sua diversidade geográfica, conectando seus usuários mesmo em áreas remotas e desprovidas de infra-estrutura, aumentando assim a produtividade e a eficiência", completa Butler.

Tesacom do Brasil - A Tesacom (http://www.tesacom.net) oferece soluções para telecomunicação integrada para locais remotos na América do Sul. Sua ampla variedade de soluções inclui serviços móveis via satélite, soluções de multimídia via satélites fixos, serviços de telemetria, controle e soluções SCADA, posicionamento via GPS/GPRS/satélite e serviços de monitoração, plataformas de softwares, equipamentos de alta tecnologia de última geração, integração de redes, serviços profissionais e de consultoria e desenvolvimento de aplicações de valor agregado. A Tesacom possui escritórios na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. A Tesacom oferece serviços para as principais entidades de governos e forças armadas regionais, assim como serviços de monitoramento requeridos pela regras locais para frotas de navios pesqueiros, além de serviços de atendimento ao consumidor em espanhol, português e inglês 7x24 e suporte de rede.

Perfil da Inmarsat - A Inmarsat Lmtd é a principal fornecedora de comunicações globais móveis via satélite. Desde 1979, a Inmarsat oferece comunicações confiáveis de voz, fax e de dados, para governos, empresas e outras organizações, oferecendo uma grande variedade de serviços para uso no ar, mar e terra. Os serviços estão disponíveis por meio de uma rede que engloba os principais grupos de telecomunicações do mundo. Em 2007, o grupo alcançou receita de U$ 576,5 milhões, resultado operacional de U$ 211,4 milhões e EBITDA de U$ 388,1 milhões. || www.inmarsat.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira