Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2008 - 10:17

Estudante brasileiro vence concurso mundial e ganha estágio remunerado na ING Renault F1

Projeto sobre o ângulo de cambagem da suspensão dos carros de Fórmula 1 leva Gustavo Brambilla ao estágio de seis meses na Inglaterra, .onde terá acomodação, bolsa de £ 6.500 e carro da empresa

A Altran do Brasil acaba de anunciar que o estudante brasileiro Gustavo Brambilla, de 24 anos, foi o grande vencedor da edição 2008 do prêmio mundial da Altran Engineering Academy. (Academia de Engenharia Altran). Com este resultado, a partir de setembro deste ano, Brambilla integrará a equipe do Departamento de Engenharia do ING Renault F1 Team, em Enstone, na Inglaterra, por um período de seis meses, com direito a acomodação, carro e bolsa total de £ 6.500.

Cursando o último semestre de Engenharia Mecânica Automobilística na FEI (SP), Brambilla representou o Brasil ao lado de outros seis candidatos selecionados na corrida em busca desta oportunidade. Entre os projetos finalistas estavam os jovens Boris Kubrak (Alemanha), Inigo Martinez (Reino Unido), Michele Nobis (Itália), Ojeda Alejandro Gonzalez-Posada (Espanha), Pierre Hamelin (França) e Tomáš Dynybyl (República Checa).

O projeto vencedor de Brambilla propôs o desenvolvimento de um sistema hidráulico que refina a variação de cambagem da suspensão dianteira para carros de Fórmula 1. “O objetivo é oferecer uma regulagem mais precisa para cada trecho do circuito, permitindo aumentar a velocidade nas curvas e diminuir o espaço necessário para frenagens”, detalha.

Os finalistas também foram avaliados por excelência, humanidade e competitividade, além da capacidade de comunicação e desenvolvimento. Segundo Brambilla, com perguntas bem elaboradas para testar o conhecimento dos finalistas, o júri deixou claro que não procurava apenas um bom projeto, mas um profissional com características que se encaixem ao perfil da ING Renault F1.

Brambilla diz que não vê a hora de começar a trabalhar, conhecer toda a tecnologia em desenvolvimento na Fórmula 1 e ter contato com profissionais altamente capacitados que terão muito a lhe ensinar. “Pretendo ser mais um representante do Brasil no circo da F1 e quero ajudar a equipe ING Renault F1 a desenvolver um ótimo carro que se destaque entre as demais equipes.”

Promovido pela Altran – líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação –, desde 2004, o concurso teve a etapa final realizada na fábrica de motores da equipe ING Renault F1, em Enstone (Inglaterra). Segundo Anderson Alves, diretor da Altran, é a terceira vez que um representante brasileiro fica entre os primeiros colocados: em 2007 e 2006, Gabriel de Paula Eduardo e Raul Wolf Pedroso, respectivamente, foram classificados em segundo lugar.

A Altran mantém especialistas na unidade de motores do ING Renault F1 Team, em Enstone (Inglaterra), e na fábrica de chassis, em Viry-Châtillon (França). “Desde quando a Altran Engineering Academy foi criada, recebemos projetos de candidatos do mundo todo, que sonham em trabalhar em uma escuderia de ponta”, lembra Alves. Segundo o executivo, a parceria entre a Altran e a escuderia francesa é um excelente exemplo de experiência e versatilidade da consultoria.

Pistas e veículos desde a infância - Natural de Santos (SP), Gustavo Brambilla sempre teve paixão por automobilismo. Desde 1990, quando tinha apenas seis anos, sua família mantém um autocross – veículo mais conhecido como 'gaiola', no meio off-road.

Embora já tenha participado de diversas competições, atualmente Brambilla utiliza a gaiola apenas para diversão e treinamento profissional. Isso porque, nas horas vagas, o estudante aplica o aprendizado adquirido na faculdade em seu próprio veículo, que já tem diversas adaptações. “Esta gaiola era ideal para andar nas dunas, mas foi modificada para trilhas e, de vez em quando, deixa até jipes para trás”, finaliza.

Perfil da Altran - Fundada em 1982, na França, a Altran é líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, destacando-se no setor como um dos maiores do mundo. A Altran emprega 17.500 colaboradores e fatura US$ 2.3 bilhões ao ano.

Entre as empresas que compõem o grupo Altran, destacam-se Arthur D.Little, Cambridge Consultants, Hilson Moran, Control Solutions, Media Aerospace, Pr(i)me, DCE Consultants, Praxis, Synectics e Segime.

A empresa está presente no Brasil desde 1999, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sob o comando de Patrick Dauga – executivo com mais de 20 anos de experiência na América Latina, Ásia, Europa e EUA –, as operações da companhia no Brasil envolvem quatro áreas complementares: Consultoria em Tecnologia e Inovação (Altran Technologies), Consultoria em Engenharia (Altran TCBR), Consultoria em TI (Altran CIS) e Consultoria Estratégica e Gestão (Arthur D.Little).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira