Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2008 - 10:53

Convergência às normas internacionais exige mudança de postura

O processo de convergência contábil às normas internacionais denominadas IFRS (International Financial Reporting Standards) exigirá mudança de postura e comportamento do profissional de contabilidade, dos gestores das companhias e dos analistas, explicou o professor da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) Eliseu Martins, durante apresentação no seminário sobre a Lei 11.638/07 realizado pela APIMEC SP (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais SP). “Estaremos convergindo efetivamente se entendermos e conseguirmos realizar esses dois pontos”, afirma.

“Toda a empresa vai participar do processo de realização do balanço e, não apenas o contador”, explica Martins. Segundo o professor, o processo é complicado, pois marca a mudança dos modelos contábeis derivados do direito code law (países latinos e germânicos) para commom law (países anglo-saxões). A característica do modelo commom law tem como bandeira a prevalência da substância sobre a forma. E no code law há um conservadorismo exagerado orientado por regras. “Será a libertação das regras e o início da caminhada em perseguição da essência”, ressalta.

Outra qualidade do commom law é que o balanço é interpretado como a única de maneira de se comunicar com o investidor e a boa contabilidade é aquela que consegue transmitir informações adequadas para o investidor. Para Eliseu Martins as normas baseadas em princípios aumentarão o leque de interpretação, entretanto “o mercado vai ganhar muito e conseqüentemente selecionará os bons utilizadores das mesmas”, completa.

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) foi fundada em 1974 por professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e atua desde então como órgão de apoio institucional ao Departamento.

Dentre seus principais objetivos estão: a missão de desenvolver e promover a divulgação de conhecimentos da área contábil, financeira e atuarial, organizar cursos, seminários, simpósios e conferências, prestar serviços de assessoria e consultoria e realizar pesquisas, atendendo entidades dos setores público e privado.

A Fundação oferece cursos de MBA em Administração Pública, MBA Advisor em Finanças Pessoais, MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras, MBA Banking, MBA em Controles Internos (Compliance), MBA em Controller (em parceria com a Anefac), MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores (em parceria com o IBRI), MBA em Gestão Atuarial e Financeira, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação, MBA em Gestão e Avaliação de Projetos de Investimentos, MBA em Gestão Financeira e Risco, MBA em Gestão Tributária, MBA em Gestão Mercadológica de Negócios Financeiros, MBA em Mercado de Capitais (em parceria com a Apimec-SP), MBA em Supply Chain e Logística Integrada - A Visão Estratégica & Econômico-Financeira. Além dos MBAs a Fipecafi disponibiliza cursos eLearning de curta duração e de extensão e cursos presenciais de Educação Corporativa. Informações sobre os cursos: www.fipecafi.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira