Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2008 - 11:19

Inovação muito além da tecnologia

Um olhar diferente sobre a inovação será apresentado no dia 16 de junho na 60ª reunião anual da SBPC, que ocorre na Unicamp, dos dias 13 a 18 deste mês. Conhecimento, desenvolvimento e inovação tecnológica serão temas amplamente discutidos em simpósios, conferências e mesas-redondas, no entanto, as exposições abordarão a inovação além do campo tecnológico.

Para discutir esta visão, a atividade terá início com a conferência ‘Além do Tecnológico: dimensões culturais e sociais da Inovação’, apresentada pelo presidente da Marcopolo, José Martins. Duas mesas redondas darão seqüência aos trabalhos. Na primeira, Guilherme Lima (Embraco), José Ramos (Embraer) e Israel Fefferman (Boticário) responderão a pergunta e título da mesa: ‘Por que inovar?’ A segunda – ‘Vertentes da Inovação’ – trará os temas ‘pão de queijo’, ‘algodão que nasce colorido’ e ‘embalando com a natureza’ com as respectivas apresentações de Acácia Pereira (UFMG), Paulo Carvalho (Embrapa) e Maria do Carmo (Ornatos Embalagens).

Segundo o apresentador da conferência e gerente de tecnologia e inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Dr. Evando Mirra, as exposições apresentarão casos concretos da amplitude da inovação. “É preciso mostrar que a inovação não se resume à tecnologia. Ela permeia processos. Pode estar em uma idéia, numa forma de gestão, numa logística e em tantas outras atitudes inovadoras”, afirma Mirra, que também é diretor da Academia Brasileira de Ciências.

Este ano, o programa da reunião da SBPC está dividido em 17 núcleos temáticos e contempla questões transversais ao tema Energia, Ambiente e Tecnologia. O evento terá cerca de 300 atividades entre conferências, simpósios, mesas redondas, minicursos, apresentação de pôsteres, encontros de sociedades científicas, assembléias e sessões especiais.

Entre as presenças confirmadas estão as dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e das Relações Exteriores, Celso Amorim. O ministro Rezende debaterá a política nacional de C&T, enquanto Celso Amorim falará sobre a contribuição do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) para as relações Brasil-China. | www.abdi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira