Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2008 - 11:37

Site para localizar mais facilmente obras de arte roubadas


O endereço é www.stolen-and-wanted.com

95% das obras de arte roubadas jamais são reencontradas. Partindo desta constatação, dois avaliadores franceses acabam de criar o site www.stolen-and-wanted.com. Este serviço de busca que se coloca na posição das vítimas de um roubo, baseia-se em dois conceitos inovadores: - identificação das obras com base em sua catalogação por publicações conceituadas e recompensas oferecidas pelas vítimas dos roubos a fim de aumentar as chances de reencontrar os objetos roubados.

Levar em conta as referências bibliográficas das obras roubadas, os catálogos dos artistas, é o trunfo deste serviço: mais pertinentes do que as descrições mais detalhadas, impedem sua revenda, já que nenhum marchand poderá oferecer a obra sem antes consultá-lo.

Com acesso totalmente gratuito para proporcionar o maior número de visitas, o site também se baseia na possibilidade de que a vítima de um roubo ofereça recompensas para cada etapa da redescoberta: da localização da obra na internet, à sua localização física, à prisão dos ladrões e receptadores; enfim, à devolução da obra. O montante destas recompensas é livremente determinado pela vítima do roubo.

O custo para a divulgação da informação através do site é fixo e independente do valor do objeto subtraído. Ele é estabelecido em função do período escolhido:- pacote standard: 300 € por cinco anos | - pacote premium: 500 € por tempo ilimitado (não é raro que se encontre um objeto mais de 30 anos após o seu desaparecimento).

Para a vítima do roubo, este valor é comparável ao custo de um anúncio na imprensa, só que para uma visibilidade bem maior, ou ainda à franquia que ela pagaria por um ano como garantia contra risco de roubo da obra procurada.

Este serviço também permite que um comprador tenha a garantia de que a obra que ele está adquirindo não é uma obra roubada (convenção do Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado / UNIDROIT sobre Bens Culturais Furtados ou Ilicitamente Exportados: «Due Diligence» a cargo do comprador de uma obra de arte).

www.stolen-and-wanted se destaca dos outros serviços existentes que não são acessíveis facilmente (acesso pago...) ou que relacionam objetos de arte freqüentemente mal fotografados ou mal descritos.

Atualmente disponível em francês, o site terá brevemente versões em inglês, alemão, italiano, espanhol e holandês.

Perfil da ARTART@T - Armand Torossian é fundador e diretor do site www.interencheres.com primeiro site de anúncios de leilões públicos da França. Gérard Torossian é avaliador especializado na organização de vendas industriais. A empresa é mantida financeiramente por um grupo de investidores privados provenientes do Pólo de Tecnologia da Informação e Comunicação da região de Grenoble.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira