Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Funai e Itaipu entregam área à comunidade indígena Itamarã


A Funai e a Itaipu Binacional entregarão uma área de 242 hectares para implantação da aldeia indígena Itamarã (palavra que significa “diamante”), no município de Diamante do Oeste, dia 3 de fevereiro,no município de Diamante do Oeste, . A iniciativa faz parte das ações do programa Sustentabilidade das Comunidades Indígenas, do Cultivando Água Boa, criado pela Itaipu.

Estarão presentes o prefeito de Diamante do Oeste, Faustino Magalhães, caciques e líderes das comunidades indígenas, o diretor-geral brasileiro da Itaipu e o diretor de Coordenação, Jorge Samek e Nelton Friedrich, e o representante da Funai, Glênio da Costa Alvarez, entre outras autoridades e lideranças regionais.

A conquista da terra - Em 2003, 17 famílias de índios avá-guarani abandonaram a comunidade do Ocoy, de São Miguel do Iguaçu. A saída se deveu à desproporção na relação entre terra disponível (pouca) e número de habitantes (muitos), o que causava um acentuado desequilíbrio, tornando a aldeia foco de conflitos. O grupo de 17 famílias partiu então em busca de outra área.

Inicialmente, o grupo ocupou uma área no município de Terra Roxa, depois juntou-se ao tekoha Añetete, em Diamante do Oeste, em seguida ocupou uma área na faixa de proteção do reservatório da Itaipu em Santa Helena e, finalmente, voltou a Diamante do Oeste, estabelecendo-se em área cedida pela Prefeitura. Mas agora, com a entrega da área adquirida pela Funai, consolida-se a aldeia Itamarã e acaba o problema da falta de terra para esse grupo.

Convênios - No mesmo ato, serão assinados convênios que darão início às ações de 2007 nas comunidades indígenas de Diamante do Oeste (tekohas Añetete e Itamarã) e entregue, pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, a ordem de serviço para o início das obras de construção da Casa de Reza no tekoha Añetete. Neste ano, o programa Sustentabilidade das Comunidades Indígenas, do Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, desenvolverá as seguintes ações:

No tekoha Itamarã: preparo de 120 hectares de solo; aquisição de insumos, sementes, animais de tração, vacas de leite e ferramentas agrícolas; incentivo à apicultura; implantação do projeto Plantas Medicinais; incentivo à produção e comercialização do artesanato; incentivo à fruticultura; e apoio a visitas técnicas.

No tekoha Añetete: preparo de 150 hectares de solo; cascalhamento de estradas; aquisição de insumos e sementes, animais de tração e ferramentas agrícolas; incentivo à apicultura, cultivo de erva-mate e eucalipto; continuidade do projeto Plantas Medicinais; incentivo à produção e comercialização do artesanato; incentivo à fruticultura; e apoio a visitas técnicas. Os convênios para as ações a serem realizadas na comunidade do Ocoy serão formalizadas na próxima reunião do Comitê Gestor do programa, em São Miguel do Iguaçu. | Crédito da foto: Guilherme Filho/Secom-MT

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira