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11/07/2008 - 12:06

Centros tecnológicos Goodyear: onde começa a inovação


Goodyear possui diversos centros em diversos continentes, totalmente dedicados ao estudo e aperfeiçoamento tecnológico; no de Akron, nos Estados Unidos, são desenvolvidos os pneus usados na Stock Car do Brasil.

O Ohio Technical Center da Goodyear, localizado em Akron, nos Estados Unidos, e o de Colmar-Berg, em Luxemburgo, são os dois principais centros de desenvolvimento e pesquisa de pneus da Goodyear no mundo. O terceiro mais importante está situado em Kobe, no Japão e é operado pela Sumitomo Rubber Industries, por meio de uma joint venture com a Goodyear. Há também outros dois centros tecnológicos, um localizado Hanau, na Alemanha e outro em Buffalo, nos Estados Unidos, que funcionam também de acordo com uma parceria entre a Goodyear e a Sumitomo.

Mesmo localizados em diferentes continentes, todos os centros se dedicam ao avanço da ciência e da tecnologia de pneus e à aplicação desse conhecimento aos novos produtos, para os consumidores de todo o mundo. Eles também simbolizam a compromisso da empresa em utilizar tecnologia de ponta e no uso desse importante recurso para manter a liderança da Goodyear em pneus.

No Ohio Technical Center da Goodyear em Akron, nos Estados Unidos, trabalham aproximadamente 1.200 engenheiros, cientistas, técnicos e demais especialistas trabalhando de olho no futuro para criar novos conceitos em pneus para uma grande diversidade de veículos, em seis continentes. A Goodyear fabrica pneus para automóveis, caminhões, veículos industriais, agrícolas e de construção, escavadeiras, aeronaves e também para diversos tipos de veículos de corridas. Como exemplo, é neste centro que são produzidos os pneus usados na Nascar, principal categoria automobilística dos Estados Unidos, além dos produtos que estão sendo usados desde o início deste ano pelos pilotos da Stock Car no Brasil.

Arquitetura incentiva a inovação - Para imaginar e criar os pneus do futuro, os funcionários do Ohio Technical Center em Akron trabalham em um ambiente que incentiva o pensamento inovador. O centro é a amplo, com uma área de 65 mil m2. O quarto e o quinto andares são ocupados pelos engenheiros, cientistas e especialistas de pesquisa e desenvolvimento de pneus. Os pneus experimentais (protótipos) e os pneus de corrida Goodyear são fabricados nos três primeiros andares.

O ponto forte da arquitetura desse centro é um átrio com 1.000 m2, recoberto por vidro, que se eleva até o centro da edificação por meio do quarto e do quinto andares para fornecer espaço e luz aos dois pavimentos que se entrecruzam. Os profissionais são incentivados a fazer reuniões no átrio, que pode acomodar até 30 pequenos grupos de pessoas. Essas áreas de reunião complementam as muitas salas de projeto e conferência existentes em todos os andares.

O prédio original de tijolos, que atualmente abriga as instalações, foi construído em 1916, inicialmente como uma fábrica de pneus, sendo que de 1916 a 1978 foi utilizado para a fabricação de pneus. Os tijolos e a torre original do relógio, com 12 andares, continuam sendo as características dominantes.

Do outro lado da rua há uma pista de provas, com 331 mil m2, usada para testes de direção, controle e tração. Ela possui 12 diferentes áreas de prova para a avaliação instantânea de protótipos dos pneus fabricados. Ali perto também há laboratórios de teste de pneus e tecnologia de engenharia que atendem o centro técnico. Todos os computadores usados pelos associados do Centro Tecnológico estão conectados aos terminais técnicos e corporativos da Goodyear em todo o mundo, inclusive com os localizados na Europa e no Japão, nos centros de prova da Goodyear em San Angelo, Texas, Mireval, França, Wittlich, Alemanha e Americana, no Brasil, e com as fábricas de pneus e demais instalações da Goodyear em todo o mundo.

Outras tecnologias utilizadas no desenvolvimento de pneus e materiais incluem diversos hardwares e softwares para computadores, de mainframes a microprocessadores, elementos finitos e análise da engenharia da banda de rodagem, modelos computadorizados, holografia, controle de processos estatísticos, além de sistemas de cartões magnéticos e códigos de barras.

A pesquisa e o desenvolvimento de pneus da Goodyear estão direcionados tanto para o mercado de equipamentos originais quanto para o de pneus para o mercado de reposição. A empresa trabalha com centenas de fabricantes de todos os tipos de veículos. Há muitos grupos de pesquisa e desenvolvimento de pneus: Ciência e Materiais para Pneus, Engenharia de Pneus, Pesquisa, Engenharia Global e Tecnologia de Qualidade.

A criação de novos pneus e o aperfeiçoamento dos existentes é um processo complexo que requer a compreensão de muitos campos da ciência e da engenharia, incluindo: ciência dos polímeros, física, química orgânica, inorgânica e têxtil, matemática, ciência da computação, ciência da engenharia, mecânica, desenho industrial, além de engenharia mecânica, elétrica, química, metalúrgica, automotiva, estrutural, civil e industrial.

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